domingo, 14 de fevereiro de 2021

Organização do eixo Vida e Evolução no ensino fundamental

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: Organização do eixo Vida e Evolução no ensino fundamental

Data de entrega: 14/02/21

 

Podemos observar no eixo Vida e Evolução que os objetivos a serem trabalhados junto aos alunos são diferentes em cada ano do ensino fundamental. Desta maneira podemos analisar alguns desses objetivos: 6°ano onde serão realizados estudos sobre a célula, como unidade de vida, interação entre os sistemas locomotores e nervoso. Já no 7° ano o objetivo é conhecer a diversidade de ecossistemas fenômenos naturais e impactos ambientais, programas e indicadores de saúde pública. No 8° ano a aprendizagem é sobre os mecanismos reprodutivos e a sexualidade. Logo que no 9° ano são contemplados os estudos da hereditariedade, ideias evolucionistas e preservação da biodiversidade.

Os objetivos são desenvolvidos conforme a faixa etária de cada aluno, levando em consideração a maturidade de cada um pois a cada ano os assuntos estudados se tornam mais complexos sendo necessário um estudo mais direcionado e profundo para a compressão. Além de tratar de assuntos relacionados ao desenvolvimento do ser humano, em que o aluno vai estar incluso nos assuntos e dessa maneira pode sanar suas duvidas na escola por meio das atividades oferecidas pelo professor.

Nesse eixo Vida e Evolução o ensino pode ser considerado em espiral pois as atividades curriculares trabalhadas em sala de aula vão fazer relação com os conhecimentos que o estudante possui. Assim vai construir novos conceitos bem elaborados os quais serão aperfeiçoados a cada ano que esse aluno vai prosseguir dentro do ensino fundamental. Portanto trabalhando em espiral junto as habilidades propostas é possível facilitar a compreensão dos conteúdos.

No meu ponto de vista os conteúdos estão completos, trabalham de maneira ampla para o desenvolvimento total do ser humano diante das atividades e objetivos propostos na BNCC. Apenas no 8° ou no 9° devia ser trabalhado novamente o conteúdo sobre as drogas lícitas e ilícitas para talvez amenizar esse problema que atinge não só a comunidade escolar a sociedade em geral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade sobre o capítulo do livro “Ensinando Biologia por Investigação”. Capitulo 8: Por que as baleias voltaram para o ambiente aquático? Uma investigação evolutiva

  INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Vacaria Licenciatura em Ciências Biológicas Progr...