INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome
do bolsista: Marieli da Costa
Pereira
Tema
da atividade: Organização do
eixo Vida e Evolução no ensino fundamental
Data
de entrega: 14/02/21
Podemos observar no eixo Vida e Evolução que os
objetivos a serem trabalhados junto aos alunos são diferentes em cada ano do
ensino fundamental. Desta maneira podemos analisar alguns desses objetivos: 6°ano
onde serão realizados estudos sobre a célula, como unidade de vida, interação
entre os sistemas locomotores e nervoso. Já no 7° ano o objetivo é conhecer a
diversidade de ecossistemas fenômenos naturais e impactos ambientais, programas
e indicadores de saúde pública. No 8° ano a aprendizagem é sobre os mecanismos
reprodutivos e a sexualidade. Logo que no 9° ano são contemplados os estudos da
hereditariedade, ideias evolucionistas e preservação da biodiversidade.
Os objetivos são desenvolvidos conforme a faixa
etária de cada aluno, levando em consideração a maturidade de cada um pois a
cada ano os assuntos estudados se tornam mais complexos sendo necessário um
estudo mais direcionado e profundo para a compressão. Além de tratar de
assuntos relacionados ao desenvolvimento do ser humano, em que o aluno vai
estar incluso nos assuntos e dessa maneira pode sanar suas duvidas na escola
por meio das atividades oferecidas pelo professor.
Nesse eixo Vida e Evolução o ensino pode ser
considerado em espiral pois as atividades curriculares trabalhadas em sala de
aula vão fazer relação com os conhecimentos que o estudante possui. Assim vai
construir novos conceitos bem elaborados os quais serão aperfeiçoados a cada
ano que esse aluno vai prosseguir dentro do ensino fundamental. Portanto trabalhando
em espiral junto as habilidades propostas é possível facilitar a compreensão
dos conteúdos.
No meu ponto de vista os conteúdos estão completos,
trabalham de maneira ampla para o desenvolvimento total do ser humano diante
das atividades e objetivos propostos na BNCC. Apenas no 8° ou no 9° devia ser
trabalhado novamente o conteúdo sobre as drogas lícitas e ilícitas para talvez
amenizar esse problema que atinge não só a comunidade escolar a sociedade em
geral.
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