segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Questões Sociocientíficas

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: Questões Sociocientíficas

Data de entrega: 07/02/21

 

1)      Comente a afirmação de Paulo Freire de que não existe neutralidade na educação.

De acordo com afirmação de Paulo Freire a palavra neutralidade refere-se a postura dos nossos alunos e professores sobre determinados assuntos, ou seja, devem ser discutidos em sala de aula para desenvolver o senso crítico por parte dos alunos em saber argumentar e se posicionar em relação ao tema abordado, colaborando para a mudança dentro da sociedade.

2)      Quais as principais características da CTSA?

A CTSA busca desenvolver um ensino que envolva todas as disciplinas, com o objetivo de trabalhar juntas na busca do aprendizado, fortalecendo as diferentes capacidades dos alunos para que possam ser autônomos e responsáveis para resolver suas questões do cotidiano. Além de alcançar um ensino mais humanitário e menos tecnocrático, em especial no âmbito da educação cientifica e tecnológica. Assim é possível despertar o interesse e o reconhecimento da importância desses conteúdos pelos estudantes.   

3)      O que são QSC?

Estão relacionadas aos assuntos que ocorrem no diariamente, ligados a sociedade e o meio ambiente em que o aluno vai desenvolver suas habilidades, valores e atitudes sobre tema atual envolvendo uma medida ou ações sociopolíticas por meio de uma metodologia ativa ou participativa.

4)      Como a CTSA e as QSC se articulam com a BNCC?

É uma organização em conjunto pois a BNCC apresenta suas competências que devem ser executados por meio das atividades, sobre assuntos que fazem parte do cotidiano, assim estimulando o aluno a expor sua opinião. Sendo necessário um trabalho em conjunto por parte de todas as disciplinas, por meio de levantamento de hipóteses, pesquisas e experiencias para então obter respostas. Despertando a curiosidade e o interesse por assuntos que abordam as questões socioambientais, pois assim o aluno vai participar ativamente na elucidação dessas questões.   

5)      Quais as características de uma proposta de ensino baseada em QSC?

Visa uma proposta didática em que o aluno vai compreender sobre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente de diferentes maneiras para elaborar uma solução. Estimular as discussões e elaboração de argumentos coerentes em relação as QSC, executando ações que possam contribuir para o conhecimento cientifico. 

6)      Como as QSC devem ser elaboradas?

Os QSC são elaborados em formato de histórias ou de questões norteadoras por meio de uma visão mundial. Através de perguntas pois assim os alunos vão ter o problema para fazer a pesquisa direcionada para buscar a solução por meios da ciência, além de compreender como a sociedade atua nas questões políticas, valores analisando as consequências socioambientais.  

7)      Qual o papel do professor na utilização das QSC em sala de aula?

O professor vai atuar como facilitador, pois vai orientar o desenvolvimento das atividades por meio de informações em que o aluno vai encontrar e elaborar seus conceitos sem que o professor precise entregar tudo pronto. Vai haver uma troca de conhecimentos entre o professor e o aluno, e o professor vai estimular o estudante por meios de atividades que levem o aluno a refletir e argumentar sobre a sua resposta.

8)      Quais as oportunidades apresentadas pelo texto para utilização do tema “agrotóxicos” e do tema “polinização” em uma atividade de QSC: o que pode ser trabalhado, de que forma? Escreva no mínimo cinco exemplos dados no texto para cada um dos temas.

               Agrotóxicos:

§  Conscientização dos alunos sobre o uso dos agrotóxicos;

§  Benefícios e malefícios em relação ao uso;

§  Incentivar a construção de uma horta orgânica, analisar seus benefícios para a saúde humana;

§  Promover discussões sobre o assunto através de pessoas que estão relacionadas com esse uso, pois assim o aluno vai poder ampliar seu conhecimento.

§  Reflexão sobre o ensino de ciências e os agrotóxicos;

   Polinização: 

§  Realizar pesquisas para obter dados sobre o assunto;

§  Promover a discussão sobre o assunto com base em dados coletados;

§  Buscar resposta para saber quais os problemas que a falta dos polinizadores pode causar;

§  Observar as questões ecológicas relacionadas a perda do habitat dos polinizadores,

§  A introdução de outra espécie de abelhas no lugar da abelha nativa.

 

 

9)      Explique com suas palavras o modelo das tipologias do conteúdo de Zabala (1998).

 

De acordo com Zabala (1998) podemos dizer há três tipos de conteúdo que entendemos como dimensão.

§  Dimensão Conceitual: Busca desenvolver as habilidades do aluno por meio de diferentes modos como símbolos, expressões, ideias, imagens e representações nas quais ele vai compreender e trazer para sua realidade.

§  Dimensão Procedimental: É um processo em que o aluno precisa seguir alguns conceitos específicos para aprender e isso pode ser por meio de regras, métodos, estratégias e ações ordenadas.

§  Dimensão Atitudinal: Relacionada a formação do aluno, visando suas atitudes, valores e normas onde ele possa utilizar nas situações do cotidiano.

 

10)   Caracterize detalhadamente a dimensão social apontada nas duas propostas de QSC estudadas, e como elas se relacionam com o estudo de ciências.

As QSC estão ligadas pois envolvem as questões da sociedade buscando solução na ciência. Os agrotóxicos vêm sendo muito utilizados pelos agricultores, porém estão causando muitos problemas como a contaminação do solo, água e do ar além de prejudicar a saúde humana.

Outro fator preocupante está relacionado a polinização que é essencial na produção dos alimentos, no entanto podemos observar a redução das abelhas polinizadoras devido aos fatores ambientais que estão ligados aos agrotóxicos que contamina e elimina as abelhas.

Nesse contexto que o ensino de ciências pode colaborar por meio de pesquisa e construção do conhecimento sobre o assunto. Buscando informações que possam amenizar esses problemas tão importantes, sendo assim encontrar soluções de maneira saudável sem causar danos ao meio ambiente e a sociedade.        

 

11)  Caracterize a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a técnica dos “sete passos da ABP”.

Tem como objetivo estimular o aluno para pesquisa, integração de teorias e prática aplicadas ao conhecimento, visando desenvolver a capacidade de resolver problemas fazendo com que o aluno se torne responsável por seu aprendizado.

Sete Passos da ABP:

§  Esclarecer o problema, retirar as duvidas com o grupo, por meio de argumentos coerentes os quais vão ser organizados de forma conceitual;

§  Definir o problema, saber explicar o fenômeno a ser estudado de modo que os demais integrantes do grupo consigam entender de forma clara o assunto abordado para então saber qual a melhor decisão a tomar;

§  Chuva de ideias que está relacionada aos conhecimentos que os alunos já possuem e através de conversas e argumentações é possível formular os conceitos;

§  Detalhes explicações consiste em organizar as ideias retiradas (Brainstorming)pois através desse processo podem ser elaboradas as hipóteses que explicam com base na resolução de problemas;

§  Propor objetivos de aprendizagem autodirigida, por meio da sistematização dos resultados da chuva de ideias e da construção de hipóteses, definindo as lacunas de conhecimento de grupo que precisam ser estudados para resolver o problema;

§  Busca de informações e estudo individual em que o aluno vai estudar conteúdos selecionados para ampliar seu entendimento bem como o conhecimento. Por meio de pesquisas na internet, biblioteca ou matérias disponíveis em sala de aula;

§  Avaliação que consiste em compartilhar conclusões do estudo individual com o grupo onde é possível relacionar os conhecimentos adquiridos e avaliar o processo de aquisição desses conhecimentos além da organização geral do grupo, e o avanço na resolução do problema.   

 

12)  Qual a sua opinião sobre a QSC apresentada nos artigos, e como você utilizaria esta ferramenta em seu trabalho como professor. Quais seriam os principais desafios? 

As QSC são importantes paro o desenvolvimento da sociedade em geral pois aborda questões relacionadas a sociedade e meio ambiente as quais estão interligadas.

Desenvolver um trabalho em conjunto com as demais disciplinas para maior compreensão por parte dos alunos;

Buscar conhecer os principais temas que englobam as questões ambientais;

Fazer uso da tecnologia para buscar se não a solução, mas a mudança de hábitos que causam problemas;

Acredito que um dos desafios é a mudança de pensamento por parte das pessoas dentro da escola, pois imagino realizar um trabalho com as demais disciplinas, após os investimentos para realizar tais atividades, e também o apoio das pessoas de toda a sociedade para amenizar tais problemas ambientais.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade sobre o capítulo do livro “Ensinando Biologia por Investigação”. Capitulo 8: Por que as baleias voltaram para o ambiente aquático? Uma investigação evolutiva

  INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Vacaria Licenciatura em Ciências Biológicas Progr...