INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome
do bolsista: Marieli da Costa
Pereira
Tema
da atividade: Questões
Sociocientíficas
Data
de entrega: 07/02/21
1)
Comente
a afirmação de Paulo Freire de que não existe neutralidade na educação.
De acordo com
afirmação de Paulo Freire a palavra neutralidade refere-se a postura dos nossos
alunos e professores sobre determinados assuntos, ou seja, devem ser discutidos
em sala de aula para desenvolver o senso crítico por parte dos alunos em saber
argumentar e se posicionar em relação ao tema abordado, colaborando para a
mudança dentro da sociedade.
2)
Quais
as principais características da CTSA?
A CTSA busca
desenvolver um ensino que envolva todas as disciplinas, com o objetivo de
trabalhar juntas na busca do aprendizado, fortalecendo as diferentes
capacidades dos alunos para que possam ser autônomos e responsáveis para
resolver suas questões do cotidiano. Além de alcançar um ensino mais
humanitário e menos tecnocrático, em especial no âmbito da educação cientifica
e tecnológica. Assim é possível despertar o interesse e o reconhecimento da
importância desses conteúdos pelos estudantes.
3)
O
que são QSC?
Estão
relacionadas aos assuntos que ocorrem no diariamente, ligados a sociedade e o
meio ambiente em que o aluno vai desenvolver suas habilidades, valores e
atitudes sobre tema atual envolvendo uma medida ou ações sociopolíticas por
meio de uma metodologia ativa ou participativa.
4)
Como
a CTSA e as QSC se articulam com a BNCC?
É uma organização
em conjunto pois a BNCC apresenta suas competências que devem ser executados
por meio das atividades, sobre assuntos que fazem parte do cotidiano, assim
estimulando o aluno a expor sua opinião. Sendo necessário um trabalho em
conjunto por parte de todas as disciplinas, por meio de levantamento de
hipóteses, pesquisas e experiencias para então obter respostas. Despertando a
curiosidade e o interesse por assuntos que abordam as questões socioambientais,
pois assim o aluno vai participar ativamente na elucidação dessas questões.
5)
Quais
as características de uma proposta de ensino baseada em QSC?
Visa uma
proposta didática em que o aluno vai compreender sobre ciência, tecnologia,
sociedade e ambiente de diferentes maneiras para elaborar uma solução.
Estimular as discussões e elaboração de argumentos coerentes em relação as QSC,
executando ações que possam contribuir para o conhecimento cientifico.
6)
Como
as QSC devem ser elaboradas?
Os QSC são
elaborados em formato de histórias ou de questões norteadoras por meio de uma
visão mundial. Através de perguntas pois assim os alunos vão ter o problema
para fazer a pesquisa direcionada para buscar a solução por meios da ciência,
além de compreender como a sociedade atua nas questões políticas, valores
analisando as consequências socioambientais.
7)
Qual
o papel do professor na utilização das QSC em sala de aula?
O professor vai
atuar como facilitador, pois vai orientar o desenvolvimento das atividades por
meio de informações em que o aluno vai encontrar e elaborar seus conceitos sem
que o professor precise entregar tudo pronto. Vai haver uma troca de
conhecimentos entre o professor e o aluno, e o professor vai estimular o
estudante por meios de atividades que levem o aluno a refletir e argumentar
sobre a sua resposta.
8)
Quais
as oportunidades apresentadas pelo texto para utilização do tema “agrotóxicos”
e do tema “polinização” em uma atividade de QSC: o que pode ser trabalhado, de
que forma? Escreva no mínimo cinco exemplos dados no texto para cada um dos temas.
Agrotóxicos:
§ Conscientização dos alunos sobre o uso dos
agrotóxicos;
§ Benefícios e malefícios em relação ao uso;
§ Incentivar a construção de uma horta orgânica, analisar
seus benefícios para a saúde humana;
§ Promover discussões sobre o assunto através de
pessoas que estão relacionadas com esse uso, pois assim o aluno vai poder
ampliar seu conhecimento.
§ Reflexão sobre o ensino de ciências e os agrotóxicos;
Polinização:
§ Realizar pesquisas para obter dados sobre o assunto;
§ Promover a discussão sobre o assunto com base em
dados coletados;
§ Buscar resposta para saber quais os problemas que a
falta dos polinizadores pode causar;
§ Observar as questões ecológicas relacionadas a perda
do habitat dos polinizadores,
§ A introdução de outra espécie de abelhas no lugar da
abelha nativa.
9)
Explique
com suas palavras o modelo das tipologias do conteúdo de Zabala (1998).
De acordo com
Zabala (1998) podemos dizer há três tipos de conteúdo que entendemos como
dimensão.
§ Dimensão Conceitual: Busca desenvolver as
habilidades do aluno por meio de diferentes modos como símbolos, expressões,
ideias, imagens e representações nas quais ele vai compreender e trazer para
sua realidade.
§ Dimensão Procedimental: É um processo em que o aluno
precisa seguir alguns conceitos específicos para aprender e isso pode ser por
meio de regras, métodos, estratégias e ações ordenadas.
§ Dimensão Atitudinal: Relacionada a formação do
aluno, visando suas atitudes, valores e normas onde ele possa utilizar nas
situações do cotidiano.
10) Caracterize detalhadamente a dimensão social
apontada nas duas propostas de QSC estudadas, e como elas se relacionam com o estudo
de ciências.
As QSC estão
ligadas pois envolvem as questões da sociedade buscando solução na ciência. Os
agrotóxicos vêm sendo muito utilizados pelos agricultores, porém estão causando
muitos problemas como a contaminação do solo, água e do ar além de prejudicar a
saúde humana.
Outro fator
preocupante está relacionado a polinização que é essencial na produção dos
alimentos, no entanto podemos observar a redução das abelhas polinizadoras
devido aos fatores ambientais que estão ligados aos agrotóxicos que contamina e
elimina as abelhas.
Nesse contexto
que o ensino de ciências pode colaborar por meio de pesquisa e construção do
conhecimento sobre o assunto. Buscando informações que possam amenizar esses
problemas tão importantes, sendo assim encontrar soluções de maneira saudável
sem causar danos ao meio ambiente e a sociedade.
11) Caracterize a Aprendizagem Baseada em
Problemas (ABP) e a técnica dos “sete passos da ABP”.
Tem como
objetivo estimular o aluno para pesquisa, integração de teorias e prática
aplicadas ao conhecimento, visando desenvolver a capacidade de resolver
problemas fazendo com que o aluno se torne responsável por seu aprendizado.
Sete
Passos da ABP:
§ Esclarecer o problema, retirar as duvidas com o
grupo, por meio de argumentos coerentes os quais vão ser organizados de forma
conceitual;
§ Definir o problema, saber explicar o fenômeno a ser
estudado de modo que os demais integrantes do grupo consigam entender de forma
clara o assunto abordado para então saber qual a melhor decisão a tomar;
§ Chuva de ideias que está relacionada aos
conhecimentos que os alunos já possuem e através de conversas e argumentações é
possível formular os conceitos;
§ Detalhes explicações consiste em organizar as ideias
retiradas (Brainstorming)pois através desse processo podem ser elaboradas as
hipóteses que explicam com base na resolução de problemas;
§ Propor objetivos de aprendizagem autodirigida, por
meio da sistematização dos resultados da chuva de ideias e da construção de
hipóteses, definindo as lacunas de conhecimento de grupo que precisam ser
estudados para resolver o problema;
§ Busca de informações e estudo individual em que o
aluno vai estudar conteúdos selecionados para ampliar seu entendimento bem como
o conhecimento. Por meio de pesquisas na internet, biblioteca ou matérias
disponíveis em sala de aula;
§ Avaliação que consiste em compartilhar conclusões do
estudo individual com o grupo onde é possível relacionar os conhecimentos
adquiridos e avaliar o processo de aquisição desses conhecimentos além da
organização geral do grupo, e o avanço na resolução do problema.
12) Qual a sua opinião sobre a QSC
apresentada nos artigos, e como você utilizaria esta ferramenta em seu trabalho
como professor. Quais seriam os principais desafios?
As QSC são
importantes paro o desenvolvimento da sociedade em geral pois aborda questões
relacionadas a sociedade e meio ambiente as quais estão interligadas.
Desenvolver um
trabalho em conjunto com as demais disciplinas para maior compreensão por parte
dos alunos;
Buscar conhecer
os principais temas que englobam as questões ambientais;
Fazer uso da
tecnologia para buscar se não a solução, mas a mudança de hábitos que causam
problemas;
Acredito que um
dos desafios é a mudança de pensamento por parte das pessoas dentro da escola, pois
imagino realizar um trabalho com as demais disciplinas, após os investimentos
para realizar tais atividades, e também o apoio das pessoas de toda a sociedade
para amenizar tais problemas ambientais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário