segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Proposta de Atividades QSC

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Campus Vacaria

 

PROPOSTA DE ATIVIDADE – QUESTÕES SÓCIO CIENTÍFICAS

Componente Curricular: Ciências

Ano*[1]: 7°ano

Unidade Temática*: Vida e Evolução

Objeto de Conhecimento*: Diversidade do conhecimento, fenômenos naturais e impactos ambientais e programas de indicadores de saúde pública.

Habilidades*: Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e os resultados de políticas destinadas à saúde.

Objetivos**:

Ø  Compreender a importância de preservar o meio ambiente;

Ø  Reconhecer os impactos que os resíduos podem causar ao meio ambiente e a saúde da população;

Ø  Identificar a relevância da reciclagem em nossa cidade;

Ø  Descrever a opinião crítica dos alunos em relação a esse problema que atinge toda a população.

Tempo da aula**: 90 minutos - desenvolvimento das atividades;

                            45 minutos - elaboração do gráfico no laboratório de informática.

 

Proposta de Questão Sócio-Científica**: (Elaboração de um texto no formato de uma história com 25 a 30 linhas).

 

O descarte inadequado de resíduos

Aluna Paulinha estudante do 7°ano A na Escola Fidelíssimo Luz, localizada na cidade de Vacaria está aprendendo sobre o descarte do lixo na cidade dela, sendo assim ela resolveu repassar esse aprendizado para seus familiares. Então após o almoço de sábado Paulinha explicou a seus pais:

            - Beleza pessoal preciso falar para vocês sobre um assunto bem importante que aprendi na escola, a importância de descartar o lixo de maneira correta e de acordo com a tabela de cores para evitar maiores danos ao meio ambiente e a nossa saúde. Pois a cidade de Vacaria tem um local chamado aterro sanitário e lá existe uma área denominada de célula onde é descartado todo o lixo produzido diariamente pela população. Mas antes de depositar esses resíduos é feito todo um trabalho para evitar a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, além de toda uma estrutura desenvolvida para escoar o liquido que é produzido pelo lixo chamado de chorume. Esse líquido recebe um tipo de tratamento químico que faz a limpeza e transforma em água, podendo ser utilizada para a irrigação de plantas e até mesmo para o uso nas indústrias.

  Os pais de Paulinha ficaram assustados com tudo que Paulinha falou:

-Nossa filha eu e sua mãe não sabíamos disso, que existia um lugar certo para descartar o lixo produzido. E tenho uma dúvida o que significa essa tabela que você falou antes?

- Pois é pai por isso a importância de ler e estudar sobre esse assunto. A tabela indica a cor da lixeira e qual o resíduo vai ser descartado por exemplo: Plástico(vermelho)Vidro(verde)Metais(amarelo)Papel(azul)Orgânico(marrom) e não reciclados ficam no(cinza).

Paulinha muito entusiasmada com a conversa fez um desafio para seus pais:

- Agora que já falamos um pouco sobre o descarte correto do lixo, então vamos colocar em prática aqui em nossa casa, vamos organizar as lixeiras e pintar para os resíduos reciclados e podemos utilizar os resíduos orgânicos para fazer uma horta orgânica para nosso consumo. Pois assim estaremos ajudando na preservação do meio ambiente e a saúde de toda população.

 

 

 

 

 

Metodologia**: (Proposta de atividades a partir da QSC – escrever detalhadamente como a QSC irá ser trabalhada em aula. Deverão ser elaboradas de 8 a 10 questões).

Questões em relação ao texto:

 

1)      Analisando o bairro onde você mora, é possível relacionar o assunto abordado no texto?

2)      Você sabe qual é a diferença entre resíduos e lixo?

3)      Quais são os tipos de resíduos produzidos pelo ser humano?

4)      Cite o nome do líquido proveniente do lixo e explique o que pode ocorrer caso esse líquido não seja tratado?

5)      O que pode ocorrer se entrar em contato com o solo?

6)      Quais as atitudes que Paulinha pensou para colocar em prática com sua família?

7)      Quais são as consequências causadas pelo descarte inadequado de resíduos?

8)      Quais são os motivos para a população não descartar seus resíduos de maneira correta?

9)      Quem são os atingidos pelo descarte incorreto de resíduos?

 

Atividades realizadas com as QSC:

 

Ø  Realizar a leitura coletiva do texto;

Ø  Organizar oito grupos com três alunos e a professora vai entregar uma questão para cada grupo eles devem resolver juntos;

Ø  Após realizar a discussão entre todos os grupos em sala de aula;

Ø  Podemos fazer uma dinâmica de grupo, por meio de um debate em que os alunos devem citar ações que podem ser realizadas na escola e na comunidade para a mudança em relação ao descarte correto dos resíduos;

Ø  A professora disponibiliza algumas embalagens para fazerem o descarte correto desses resíduos;

Ø   Distribuir para cada grupo uma cor e eles produzem um cartaz com papel pardo;

Ø   Simbolizando a lixeira e devem colar ou deixar bem próximo ao cartaz as embalagens que estão de acordo com a cor da lixeira confeccionada;

Ø  Organizar uma pesquisa na escola com três alunos ou vizinhos para saber quantas pessoas realizam o descarte correto dos resíduos, os alunos anotam esses resultados e trazem para a sala de aula

Ø  Em conjunto com o professor de informática construir um gráfico utilizando as informações coletadas;

 

 

Avaliação**: A avaliação vai ser realizada de acordo com o desempenho dos alunos durante a resolução de todas atividades. Sendo assim vai ser possível avaliar o aluno na sua totalidade, ou seja, tanto no aprendizado em relação ao conteúdo como no empenho dele e de seu grupo para a conclusão das atividades.

 

Referências: Questões sócio científicas: fundamentos, proposta de ensino e perspectiva para ações socio politicas/DÁLILA MELISSA CONRADO, NEI NUNES – NETO(ORG) – Salvador EDUFBA, 2018. 57°p.

 



[1] * ; Informação retirada da BNCC

** : Elaborado pelo bolsista – observar exemplos/modelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade sobre o capítulo do livro “Ensinando Biologia por Investigação”. Capitulo 8: Por que as baleias voltaram para o ambiente aquático? Uma investigação evolutiva

  INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Vacaria Licenciatura em Ciências Biológicas Progr...