MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande
do Sul
Campus Vacaria
PROPOSTA
DE ATIVIDADE – QUESTÕES SÓCIO CIENTÍFICAS
Componente Curricular: Ciências
|
Ano*[1]: 7°ano |
Unidade Temática*: Vida
e Evolução |
Objeto de Conhecimento*: Diversidade
do conhecimento, fenômenos naturais e impactos ambientais e programas de
indicadores de saúde pública. |
Habilidades*: Interpretar
as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado com base na análise e
comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil,
cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica,
atmosférica entre outras) e os resultados de políticas destinadas à saúde. |
Objetivos**: Ø Compreender
a importância de preservar o meio ambiente; Ø Reconhecer
os impactos que os resíduos podem causar ao meio ambiente e a saúde da
população; Ø Identificar
a relevância da reciclagem em nossa cidade; Ø Descrever
a opinião crítica dos alunos em relação a esse problema que atinge toda a
população. |
Tempo da
aula**: 90 minutos - desenvolvimento das atividades; 45 minutos -
elaboração do gráfico no laboratório de informática. |
Proposta
de Questão Sócio-Científica**: (Elaboração de um texto
no formato de uma história com 25 a 30 linhas). O
descarte inadequado de resíduos Aluna Paulinha estudante do 7°ano A na
Escola Fidelíssimo Luz, localizada na cidade de Vacaria está aprendendo sobre
o descarte do lixo na cidade dela, sendo assim ela resolveu repassar esse
aprendizado para seus familiares. Então após o almoço de sábado Paulinha
explicou a seus pais: - Beleza pessoal preciso
falar para vocês sobre um assunto bem importante que aprendi na escola, a
importância de descartar o lixo de maneira correta e de acordo com a tabela
de cores para evitar maiores danos ao meio ambiente e a nossa saúde. Pois a
cidade de Vacaria tem um local chamado aterro sanitário e lá existe uma área
denominada de célula onde é descartado todo o lixo produzido diariamente pela
população. Mas antes de depositar esses resíduos é feito todo um trabalho
para evitar a contaminação do solo e dos lençóis freáticos, além de toda uma
estrutura desenvolvida para escoar o liquido que é produzido pelo lixo chamado
de chorume. Esse líquido recebe um tipo de tratamento químico que faz a
limpeza e transforma em água, podendo ser utilizada para a irrigação de
plantas e até mesmo para o uso nas indústrias. Os
pais de Paulinha ficaram assustados com tudo que Paulinha falou: -Nossa filha eu e sua mãe não sabíamos disso,
que existia um lugar certo para descartar o lixo produzido. E tenho uma
dúvida o que significa essa tabela que você falou antes? - Pois é pai por isso a importância de
ler e estudar sobre esse assunto. A tabela indica a cor da lixeira e qual o
resíduo vai ser descartado por exemplo:
Plástico(vermelho)Vidro(verde)Metais(amarelo)Papel(azul)Orgânico(marrom) e
não reciclados ficam no(cinza). Paulinha muito entusiasmada com a
conversa fez um desafio para seus pais: - Agora que já falamos um pouco sobre o
descarte correto do lixo, então vamos colocar em prática aqui em nossa casa,
vamos organizar as lixeiras e pintar para os resíduos reciclados e podemos
utilizar os resíduos orgânicos para fazer uma horta orgânica para nosso
consumo. Pois assim estaremos ajudando na preservação do meio ambiente e a
saúde de toda população. |
Metodologia**:
(Proposta de atividades a partir da QSC – escrever detalhadamente como a QSC
irá ser trabalhada em aula. Deverão ser elaboradas de 8 a 10 questões). Questões em relação ao
texto: 1)
Analisando o bairro onde você mora,
é possível relacionar o assunto abordado no texto? 2)
Você sabe qual é a diferença entre
resíduos e lixo? 3)
Quais são os tipos de resíduos
produzidos pelo ser humano? 4)
Cite o nome do líquido proveniente
do lixo e explique o que pode ocorrer caso esse líquido não seja tratado? 5)
O que pode ocorrer se entrar em
contato com o solo? 6)
Quais as atitudes que Paulinha
pensou para colocar em prática com sua família? 7)
Quais são as consequências causadas
pelo descarte inadequado de resíduos? 8)
Quais são os motivos para a
população não descartar seus resíduos de maneira correta? 9)
Quem são os atingidos pelo descarte
incorreto de resíduos? Atividades
realizadas com as QSC: Ø Realizar
a leitura coletiva do texto; Ø Organizar
oito grupos com três alunos e a professora vai entregar uma questão para cada
grupo eles devem resolver juntos; Ø Após
realizar a discussão entre todos os grupos em sala de aula; Ø Podemos
fazer uma dinâmica de grupo, por meio de um debate em que os alunos devem citar
ações que podem ser realizadas na escola e na comunidade para a mudança em
relação ao descarte correto dos resíduos; Ø A
professora disponibiliza algumas embalagens para fazerem o descarte correto
desses resíduos; Ø Distribuir para cada grupo uma cor e eles
produzem um cartaz com papel pardo; Ø Simbolizando a lixeira e devem colar ou
deixar bem próximo ao cartaz as embalagens que estão de acordo com a cor da
lixeira confeccionada; Ø Organizar
uma pesquisa na escola com três alunos ou vizinhos para saber quantas pessoas
realizam o descarte correto dos resíduos, os alunos anotam esses resultados e
trazem para a sala de aula Ø Em
conjunto com o professor de informática construir um gráfico utilizando as
informações coletadas; |
Avaliação**: A
avaliação vai ser realizada de acordo com o desempenho dos alunos durante a
resolução de todas atividades. Sendo assim vai ser possível avaliar o aluno
na sua totalidade, ou seja, tanto no aprendizado em relação ao conteúdo como
no empenho dele e de seu grupo para a conclusão das atividades. |
Referências: Questões
sócio científicas: fundamentos, proposta de ensino e perspectiva para ações
socio politicas/DÁLILA MELISSA CONRADO, NEI NUNES – NETO(ORG) – Salvador
EDUFBA, 2018. 57°p. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário