INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome
do bolsista: Marieli da Costa
Pereira
Tema
da atividade: Atividades sobre
o capítulo do livro “Ensinando Biologia por Investigação”. Capitulo 8: Por que
as baleias voltaram para o ambiente aquático? Uma investigação evolutiva
Este capitulo tem por objetivo investigar alguns
aspectos ligados a uma espécie de organismos aquáticos, observando a história
evolutiva relacionando aos seus ancestrais em comum.
O início das atividades aconteceu com base na
observação dos animais, estimulando despertar a curiosidade e o interesse pelo
assunto abordado. Sendo que essa observação pode ser por meio de um passeio ao
Museu de História Natural, onde os alunos pudessem verificar detalhes dos
animais. Mas o professor pensou em uma outra opção caso o passeio não seja
possível a atividade pode ser desenvolvida, como o uso de imagens de filme ou
vídeos desses animais para analisarem toda morfologia que compõem essa espécie.
O professor
organizou as instruções de como seria a análise das informações coletadas em
relação a visita no museu ou através da visualização de vídeos, estas fazem
parte da atividade 1. Já na atividade 2 ocorreu uma discussão com os alunos sobre
o fóssil Andrewasarchus o qual apresenta característica de animais terrestres,
mas que também são encontradas nas baleias.
Logo após o professor e os alunos trabalharam com um
texto, sobre a obra de Darwin o qual apresentava um relato que explicava sobre
a evolução das baleias. Então o professor solicitou que cada grupo de alunos
descrevesse a sua opinião com base na analise desse texto. Na sequência os
grupos mostraram suas ideias para os demais colegas, visando a construção das
hipóteses.
A atividade 3 o professor solicitou que os alunos
elaborassem hipóteses diferentes das anteriores, para que pudessem trabalhar
com outras informações. Para isso fizeram a revisão das hipóteses, verificando
quais eram os problemas e incoerências.
O professor
pode disponibilizar sites de museus e universidades, artigos científicos para
que os alunos possam extrair mais dados significativos para a elaboração das
hipóteses. Fizeram uso de cards para esclarecer as dúvidas em relação ao
conteúdo trabalhado, os alunos ficaram com esse material para auxiliar nos
estudos em casa, por meio de anotações feitas no texto dos cards, analisando o
que achavam mais importante, em sala de aula o professor realizou uma discussão
sobre o tem trabalhado, onde os alunos puderam sanar as dúvidas que surgiram
com os cards.
Na atividade 4 realizaram a analise dos dados e das
questões que os alunos construíram, então o professor iniciou o questionamento
entre as hipóteses e os indicadores do diagrama de hipóteses. Fazendo relação
com a atividade anterior, pois tem como objetivo retomar o conteúdo visto com a
atividade dos cards, estimulando a argumentação dos alunos e professor.
Para finalizar a atividade 5, realizaram a analise e
construção das conclusões por meio de um varal de diagrama, com o objetivo que
todas as hipóteses fossem vistas por todos os estudantes.
As atividades foram bem direcionadas pelo professor
com objetivos claros em relação ao conteúdo, estimulando o pensamento crítico e
a discussão das atividades desenvolvidas.
Acredito que para o ensino remoto é possível
trabalhar com as ferramentas digitais, como Kahoot, Wordwall podem explorar as
planilhas do Google para a organização de dados. Proporcionar as discussões em
sala de aula para a elaboração das hipóteses assim como esclarecer as dúvidas
sobre os conteúdos.
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