quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Atividade sobre o capítulo do livro “Ensinando Biologia por Investigação”. Capitulo 8: Por que as baleias voltaram para o ambiente aquático? Uma investigação evolutiva

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: Atividades sobre o capítulo do livro “Ensinando Biologia por Investigação”. Capitulo 8: Por que as baleias voltaram para o ambiente aquático? Uma investigação evolutiva

 

Este capitulo tem por objetivo investigar alguns aspectos ligados a uma espécie de organismos aquáticos, observando a história evolutiva relacionando aos seus ancestrais em comum.

O início das atividades aconteceu com base na observação dos animais, estimulando despertar a curiosidade e o interesse pelo assunto abordado. Sendo que essa observação pode ser por meio de um passeio ao Museu de História Natural, onde os alunos pudessem verificar detalhes dos animais. Mas o professor pensou em uma outra opção caso o passeio não seja possível a atividade pode ser desenvolvida, como o uso de imagens de filme ou vídeos desses animais para analisarem toda morfologia que compõem essa espécie.

 O professor organizou as instruções de como seria a análise das informações coletadas em relação a visita no museu ou através da visualização de vídeos, estas fazem parte da atividade 1. Já na atividade 2 ocorreu uma discussão com os alunos sobre o fóssil Andrewasarchus o qual apresenta característica de animais terrestres, mas que também são encontradas nas baleias.

Logo após o professor e os alunos trabalharam com um texto, sobre a obra de Darwin o qual apresentava um relato que explicava sobre a evolução das baleias. Então o professor solicitou que cada grupo de alunos descrevesse a sua opinião com base na analise desse texto. Na sequência os grupos mostraram suas ideias para os demais colegas, visando a construção das hipóteses.

A atividade 3 o professor solicitou que os alunos elaborassem hipóteses diferentes das anteriores, para que pudessem trabalhar com outras informações. Para isso fizeram a revisão das hipóteses, verificando quais eram os problemas e incoerências.

 O professor pode disponibilizar sites de museus e universidades, artigos científicos para que os alunos possam extrair mais dados significativos para a elaboração das hipóteses. Fizeram uso de cards para esclarecer as dúvidas em relação ao conteúdo trabalhado, os alunos ficaram com esse material para auxiliar nos estudos em casa, por meio de anotações feitas no texto dos cards, analisando o que achavam mais importante, em sala de aula o professor realizou uma discussão sobre o tem trabalhado, onde os alunos puderam sanar as dúvidas que surgiram com os cards.

Na atividade 4 realizaram a analise dos dados e das questões que os alunos construíram, então o professor iniciou o questionamento entre as hipóteses e os indicadores do diagrama de hipóteses. Fazendo relação com a atividade anterior, pois tem como objetivo retomar o conteúdo visto com a atividade dos cards, estimulando a argumentação dos alunos e professor.

Para finalizar a atividade 5, realizaram a analise e construção das conclusões por meio de um varal de diagrama, com o objetivo que todas as hipóteses fossem vistas por todos os estudantes.

As atividades foram bem direcionadas pelo professor com objetivos claros em relação ao conteúdo, estimulando o pensamento crítico e a discussão das atividades desenvolvidas.

Acredito que para o ensino remoto é possível trabalhar com as ferramentas digitais, como Kahoot, Wordwall podem explorar as planilhas do Google para a organização de dados. Proporcionar as discussões em sala de aula para a elaboração das hipóteses assim como esclarecer as dúvidas sobre os conteúdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade sobre o capítulo do livro “Ensinando Biologia por Investigação”. Capitulo 8: Por que as baleias voltaram para o ambiente aquático? Uma investigação evolutiva

  INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Vacaria Licenciatura em Ciências Biológicas Progr...