domingo, 20 de dezembro de 2020

Texto de comparação entre os PPPs das Escolas Bernardina e Juventina.

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: Texto de comparação entre os PPPs das Escolas Bernardina e Juventina.

Data de entrega: 20/12/2020

Através das leituras referente ao PPP da Escola Bernardina Rodrigues Padilha e o PPP da Escola Juventina Morena de Oliveira, foi possível observar aspectos semelhantes entre a visão, missão e filosofia as quais tem por objetivo proporcionar para os alunos um ensino de qualidade, buscando desenvolver um cidadão pensante e responsável por seus atos dentro da sociedade.

Em relação a contextualização, podemos destacar que as duas escolas estão localizadas em uma zona periférica da cidade de Vacaria. A maioria desses alunos encontra - se em situação de vulnerabilidade social, sendo que esses alunos são de família humilde, apresentam diversas dificuldades, que podem ser vistas dentro e fora da comunidade escolar. Porém a Escola Bernardina apresenta mais detalhes em relação a questão social, enquanto que a Escola Juventina dispõe de poucas informações.

A Escola Juventina Morena de Oliveira tem como objetivos para o futuro, a aquisição de mais recursos financeiros para sanar as dificuldades existentes dentro da escola, sejam elas de infraestrutura como de ensino. Enquanto que na Escola Bernardina Rodrigues Padilha, os objetivos estão voltados para o desenvolvimento dos alunos, priorizando diversas ações que possam contribuir para um melhor desempenho destes estudantes.

Observamos a diferença entre as escolas no que diz respeito ao laboratório de ciências, pois a Escola Bernardina além de uma estrutura física ótima, conta com um laboratório apropriado e com materiais adequados para realizar as atividades. Já a Escola Juventina apresenta problemas na estrutura física e não dispõe de laboratório para o desenvolvimento de atividades.

Acredito que ambas as escolas possuem suas dificuldades, porém cabe a nós enquanto professores encontrar alternativas para conseguir desempenhar um bom trabalho, proporcionado um ensino de qualidade para os nossos alunos.

   

 

 

 

 

 

domingo, 13 de dezembro de 2020

Questões para Análise do PPP da Escola Bernardina Rodrigues Padilha.

 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: Questões para Análise do PPP da Escola Bernardina Rodrigues Padilha

Data de entrega: 13/12/2020      

 

 

1.                  Identificar no PPP da escola os seguintes aspectos:

a)                      Missão, Visão e Filosofia da escola;

Missão: A escola busca desenvolver um ensino de qualidade para todos os níveis, através de políticas, estratégias e de ações embasadas no Projeto Pedagógico.

Visão: Integrar os educandos no processo educacional, dentro da gestão pedagógica e administrativa por meio da democracia. Respeitando os diretos individuais e coletivos sem discriminação.

Filosofia: Desenvolver nos estudantes as capacidades de pensar, criar, participar, pois assim eles estarão aptos a resolver as próprias situações.

 

b)                      Contextualização da realidade da escola e dos estudantes;

A Escola Técnica Estadual Bernardina Rodrigues Padilha, está localizada na área periférica da cidade de Vacaria, atende 876 alunos em três turnos. A maior parte dos alunos que frequenta a escola se encontra em situação de vulnerabilidade social, visto que os pais trabalham o dia todo. Desta maneira os filhos ficam sozinhos, expostos a violência, abuso sexual, criminalidade e drogadição.

 

c)             Dificuldades da escola apontadas no documento;

A ausência da família na escola, alunos com dificuldades no processo de aprendizagem, a falta de profissionais como assistente social, psicólogo, neurologista e fonoaudiólogo.

d)             Objetivos da escola para o futuro;

- Promover a inclusão, minimizar as desigualdades e discriminação;

- Avaliar o tempo de permanência e participação do aluno na escola;

- Fortalecer hábitos e valores que incrementem a formação da cidadania;

- Realizar trabalhos interdisciplinares;

- Fazer gestão dos recursos dando prioridade as questões pedagógicas;

- Contribuir para a mudanças na qualidade da educação básica.

 

e)             Estrutura física – espaço de laboratório de ciências.

A escola apresenta uma estrutura física bem elaborada para atender a comunidade escolar, em todos os níveis de ensino disponíveis. 

Possui laboratório de ciências com diversos matérias para serem utilizados  na realização das atividades.

                                            

domingo, 6 de dezembro de 2020

Questões para análise do PPP da Escola Juventina Morena de Oliveira

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: Questões para análise do PPP da Escola Juventina Morena de Oliveira

Data de entrega: 06/12/2020

 

 

1.      Identificar no PPP da escola os seguintes aspectos:

a)      Missão, Visão e Filosofia da escola;

Missão: Oportunizar a todos os estudantes, o ingresso no ensino de ciências visando o desenvolvimento coletivo e justo para todos.

Visão: Desenvolver um ensino de qualidade para a construção da cidadania.

Filosofia da escola: Proporcionar aos educandos condições para aquisição do conhecimento cientifico, visando o desenvolvimento total do ser humano, em uma sociedade mais solidária, ética e justa.

 

b)      Contextualização da realidade da escola e dos estudantes;

A escola Juventina Morena de Oliveira iniciou suas atividades em março de 1993 no Bairro Barcelos na cidade de Vacaria. Atualmente a escola tem 449 alunos, 38 professores, 13 funcionários e 15 monitores, funciona em dois turnos manhã e tarde. A escola é o ambiente que proporciona aos estudantes, acesso ao ensino com maior conhecimento, ou seja, em graus mais elevados os quais podem auxiliar na busca de um futuro melhor por meio do ensino ofertado na escola. Pois os alunos que frequentam a escola Juventina são de famílias com poucos recursos, alguns moram distante da escola, não possuem transportem entre outras dificuldades. Porém eles observam que a escola pode ajudar a transformar a realidade em que eles se encontram.  

 

c)      Dificuldades da escola apontadas no documento;

A escola não possui laboratório de informática, rede de internet, tem problemas com as instalações elétricas, falta de segurança, irregularidades no descarte do lixo e a falta de salas para atividades de artes, letramento e matemática.   

d)      Objetivos da escola para o futuro;

Obter recursos financeiros para aquisição de dispositivos de informática, internet wireless, construção de laboratório de ciências e mais salas para outras atividades pedagógicas, artes entre outras.

e)      Estrutura física- espaço laboratório de ciências.

Atualmente a escola não possui laboratório de ciências, mas já consta no PPP como uma das demandas futuras, para serem realizadas assim que forem disponibilizados recursos financeiros.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Resenha " Projeto Político Pedagógico E Educação Ambiental"


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista:Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade:Resenha “Projeto Político Pedagógico E Educação Ambiental”  

Data de entrega:29/11/2020

 

 

O projeto político pedagógico e educação ambiental, é um documento descrito pela professora Carolina Moretti Berto, referente à Escola Juventina Morena de Oliveira e a Escola Técnica Estadual Bernardina Rodrigues Padilha às quais fazem parte do PIBID.

Através desse documento são definidos diversos aspectos tais como: metas, demandas, ações que são necessárias para o desenvolvimento do ensino e expansão do espaço escolar. Sendo que a elaboração do mesmo é de responsabilidade da escola, porém conta com a participação dos professores, estudantes e os pais que fazem parte da comunidade escolar.  A construção do PPP está sempre sendo modificado, de acordo com as mudanças que precisam ser realizadas, para o progresso do ensino e aprendizagem, por meio dele é possível verificar, arquivar e debater vários itens importantes para o crescimento escolar, e da comunidade em que a escola está inserida.

Em relação ao ensino de educação ambiental, o PPP contém poucas informações, sendo necessário maior conhecimento por parte de todos os envolvidos, seja para a aquisição de recursos ou nas ações que podem ser realizadas na escola, contando com a participação da comunidade na busca por mudanças positivas diante das questões de meio ambiente, buscando possibilidades de aliar o conhecimento, ensino e a prática, para então promover um desenvolvimento completo da comunidade.

Acredito que o documento apresenta um suporte de qualidade, proporcionando desenvolvimento do ensino aprendizagem, visto que é necessário conhecer a realidade da comunidade em geral para então descobrir junto à escola maneiras de cooperar com o desenvolvimento socioambiental. É necessário que a escola esteja engajada com todos os docentes das diversas disciplinas, que compõem a estrutura do ensino, para realizar esse trabalho de qualidade sendo primordial que o município e o estado, ofereçam  auxílio financeiro e cursos de capacitação referente a disciplina de educação ambiental, deste modo é possível promover o bem-estar para todos que se encontram nessa comunidade,  em que a escola faz parte.

 

Atividade sobre o capítulo do livro “Ensinando Biologia por Investigação”. Capitulo 8: Por que as baleias voltaram para o ambiente aquático? Uma investigação evolutiva

  INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Vacaria Licenciatura em Ciências Biológicas Progr...