quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Resenha " Projeto Político Pedagógico E Educação Ambiental"


INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista:Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade:Resenha “Projeto Político Pedagógico E Educação Ambiental”  

Data de entrega:29/11/2020

 

 

O projeto político pedagógico e educação ambiental, é um documento descrito pela professora Carolina Moretti Berto, referente à Escola Juventina Morena de Oliveira e a Escola Técnica Estadual Bernardina Rodrigues Padilha às quais fazem parte do PIBID.

Através desse documento são definidos diversos aspectos tais como: metas, demandas, ações que são necessárias para o desenvolvimento do ensino e expansão do espaço escolar. Sendo que a elaboração do mesmo é de responsabilidade da escola, porém conta com a participação dos professores, estudantes e os pais que fazem parte da comunidade escolar.  A construção do PPP está sempre sendo modificado, de acordo com as mudanças que precisam ser realizadas, para o progresso do ensino e aprendizagem, por meio dele é possível verificar, arquivar e debater vários itens importantes para o crescimento escolar, e da comunidade em que a escola está inserida.

Em relação ao ensino de educação ambiental, o PPP contém poucas informações, sendo necessário maior conhecimento por parte de todos os envolvidos, seja para a aquisição de recursos ou nas ações que podem ser realizadas na escola, contando com a participação da comunidade na busca por mudanças positivas diante das questões de meio ambiente, buscando possibilidades de aliar o conhecimento, ensino e a prática, para então promover um desenvolvimento completo da comunidade.

Acredito que o documento apresenta um suporte de qualidade, proporcionando desenvolvimento do ensino aprendizagem, visto que é necessário conhecer a realidade da comunidade em geral para então descobrir junto à escola maneiras de cooperar com o desenvolvimento socioambiental. É necessário que a escola esteja engajada com todos os docentes das diversas disciplinas, que compõem a estrutura do ensino, para realizar esse trabalho de qualidade sendo primordial que o município e o estado, ofereçam  auxílio financeiro e cursos de capacitação referente a disciplina de educação ambiental, deste modo é possível promover o bem-estar para todos que se encontram nessa comunidade,  em que a escola faz parte.

 

Um comentário:

Atividade sobre o capítulo do livro “Ensinando Biologia por Investigação”. Capitulo 8: Por que as baleias voltaram para o ambiente aquático? Uma investigação evolutiva

  INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Vacaria Licenciatura em Ciências Biológicas Progr...