domingo, 13 de dezembro de 2020

Questões para Análise do PPP da Escola Bernardina Rodrigues Padilha.

 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: Questões para Análise do PPP da Escola Bernardina Rodrigues Padilha

Data de entrega: 13/12/2020      

 

 

1.                  Identificar no PPP da escola os seguintes aspectos:

a)                      Missão, Visão e Filosofia da escola;

Missão: A escola busca desenvolver um ensino de qualidade para todos os níveis, através de políticas, estratégias e de ações embasadas no Projeto Pedagógico.

Visão: Integrar os educandos no processo educacional, dentro da gestão pedagógica e administrativa por meio da democracia. Respeitando os diretos individuais e coletivos sem discriminação.

Filosofia: Desenvolver nos estudantes as capacidades de pensar, criar, participar, pois assim eles estarão aptos a resolver as próprias situações.

 

b)                      Contextualização da realidade da escola e dos estudantes;

A Escola Técnica Estadual Bernardina Rodrigues Padilha, está localizada na área periférica da cidade de Vacaria, atende 876 alunos em três turnos. A maior parte dos alunos que frequenta a escola se encontra em situação de vulnerabilidade social, visto que os pais trabalham o dia todo. Desta maneira os filhos ficam sozinhos, expostos a violência, abuso sexual, criminalidade e drogadição.

 

c)             Dificuldades da escola apontadas no documento;

A ausência da família na escola, alunos com dificuldades no processo de aprendizagem, a falta de profissionais como assistente social, psicólogo, neurologista e fonoaudiólogo.

d)             Objetivos da escola para o futuro;

- Promover a inclusão, minimizar as desigualdades e discriminação;

- Avaliar o tempo de permanência e participação do aluno na escola;

- Fortalecer hábitos e valores que incrementem a formação da cidadania;

- Realizar trabalhos interdisciplinares;

- Fazer gestão dos recursos dando prioridade as questões pedagógicas;

- Contribuir para a mudanças na qualidade da educação básica.

 

e)             Estrutura física – espaço de laboratório de ciências.

A escola apresenta uma estrutura física bem elaborada para atender a comunidade escolar, em todos os níveis de ensino disponíveis. 

Possui laboratório de ciências com diversos matérias para serem utilizados  na realização das atividades.

                                            

Um comentário:

Atividade sobre o capítulo do livro “Ensinando Biologia por Investigação”. Capitulo 8: Por que as baleias voltaram para o ambiente aquático? Uma investigação evolutiva

  INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Vacaria Licenciatura em Ciências Biológicas Progr...