domingo, 20 de dezembro de 2020

Texto de comparação entre os PPPs das Escolas Bernardina e Juventina.

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: Texto de comparação entre os PPPs das Escolas Bernardina e Juventina.

Data de entrega: 20/12/2020

Através das leituras referente ao PPP da Escola Bernardina Rodrigues Padilha e o PPP da Escola Juventina Morena de Oliveira, foi possível observar aspectos semelhantes entre a visão, missão e filosofia as quais tem por objetivo proporcionar para os alunos um ensino de qualidade, buscando desenvolver um cidadão pensante e responsável por seus atos dentro da sociedade.

Em relação a contextualização, podemos destacar que as duas escolas estão localizadas em uma zona periférica da cidade de Vacaria. A maioria desses alunos encontra - se em situação de vulnerabilidade social, sendo que esses alunos são de família humilde, apresentam diversas dificuldades, que podem ser vistas dentro e fora da comunidade escolar. Porém a Escola Bernardina apresenta mais detalhes em relação a questão social, enquanto que a Escola Juventina dispõe de poucas informações.

A Escola Juventina Morena de Oliveira tem como objetivos para o futuro, a aquisição de mais recursos financeiros para sanar as dificuldades existentes dentro da escola, sejam elas de infraestrutura como de ensino. Enquanto que na Escola Bernardina Rodrigues Padilha, os objetivos estão voltados para o desenvolvimento dos alunos, priorizando diversas ações que possam contribuir para um melhor desempenho destes estudantes.

Observamos a diferença entre as escolas no que diz respeito ao laboratório de ciências, pois a Escola Bernardina além de uma estrutura física ótima, conta com um laboratório apropriado e com materiais adequados para realizar as atividades. Já a Escola Juventina apresenta problemas na estrutura física e não dispõe de laboratório para o desenvolvimento de atividades.

Acredito que ambas as escolas possuem suas dificuldades, porém cabe a nós enquanto professores encontrar alternativas para conseguir desempenhar um bom trabalho, proporcionado um ensino de qualidade para os nossos alunos.

   

 

 

 

 

 

Um comentário:

Atividade sobre o capítulo do livro “Ensinando Biologia por Investigação”. Capitulo 8: Por que as baleias voltaram para o ambiente aquático? Uma investigação evolutiva

  INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Vacaria Licenciatura em Ciências Biológicas Progr...