INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome
do bolsista: Marieli da Costa
Pereira
Tema
da atividade: “Investigando
nos anos finais do Ensino Fundamental: uma experiência com estudantes do 8°
ano.
Data
de entrega: 20/06/2021
Com base na leitura do capítulo “Investigando nos
anos finais do Ensino Fundamental: uma experiência com estudantes do 8° ano”, é
possível observar como o professor desenvolve suas atividades relacionando o
ensino de ciências por meio de investigação.
O trabalho surgiu a partir de um questionamento, que
ocorreu logo após estudos sobre o conteúdo do sistema nervoso, pois o professor
e a turma queriam saber quais eram os fatores que determinavam a dor no membro
fantasma. Já que algumas pessoas quando tem algum dos membros superior ou
inferior amputados, passam a ter dores no local onde não tem mais a presença do
membro.
Então iniciaram as atividades com pesquisas e
levantamento de dados em relação ao fato, realizaram algumas experiências,
fazendo uso de hipóteses, que foram utilizadas para a discussão com todos os
estudantes da turma para conseguirem elaborar o conceito mais adequado para o
assunto abordado.
O professor elaborou uma sequência de atividades que
seriam desenvolvidas com base no conhecimento do conteúdo, categorização das
hipóteses, trabalho com dados secundários, argumentação em torno dos dados e
elaboração de conclusões sobre a dor fantasma. Sendo que na primeira atividade
eles conheceram bem o assunto por meio de questionamentos, relatos dos próprios
alunos e com a leitura de um texto sobre a dor do membro fantasma. Logo após
cada estudante elaborou uma hipótese que foi apresentada para a turma, como uma
forma dos estudantes analisarem as ideias dos colegas para que mais tarde
pudessem fazer a discussão, verificar quais poderiam ser relacionadas ao tema.
Então realizaram a análise de dados e formularam as hipóteses com base nas
informações obtidas, destacando que essa análise foi desenvolvida em grupo onde
fizeram a discussão, restando cinco hipóteses para então se chegasse a um conceito
acerca do assunto que explicasse com clareza a questão sobre a dor do membro
fantasma.
A atividade poderia ser adaptada para o ensino
remoto fazendo uso das ferramentas digitais. Já que a disciplina pode ser
relacionada com língua portuguesa seria interessante usar o Kahoot, pois como
ele é possível elaborar questões ou nesse caso do texto podia ser utilizado as
hipóteses como resultado e os estudantes fariam suas escolhas. Após o resultado
podiam realizar uma discussão em relação a cada hipótese que foi selecionada,
verificando também o motivo das demais hipóteses que não foram votadas.
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