terça-feira, 22 de junho de 2021

Resumo do Capítulo “Investigando nos anos finais do Ensino Fundamental: uma experiência com estudantes do 8° ano."

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: “Investigando nos anos finais do Ensino Fundamental: uma experiência com estudantes do 8° ano.

Data de entrega: 20/06/2021

Com base na leitura do capítulo “Investigando nos anos finais do Ensino Fundamental: uma experiência com estudantes do 8° ano”, é possível observar como o professor desenvolve suas atividades relacionando o ensino de ciências por meio de investigação.

O trabalho surgiu a partir de um questionamento, que ocorreu logo após estudos sobre o conteúdo do sistema nervoso, pois o professor e a turma queriam saber quais eram os fatores que determinavam a dor no membro fantasma. Já que algumas pessoas quando tem algum dos membros superior ou inferior amputados, passam a ter dores no local onde não tem mais a presença do membro.

Então iniciaram as atividades com pesquisas e levantamento de dados em relação ao fato, realizaram algumas experiências, fazendo uso de hipóteses, que foram utilizadas para a discussão com todos os estudantes da turma para conseguirem elaborar o conceito mais adequado para o assunto abordado.

O professor elaborou uma sequência de atividades que seriam desenvolvidas com base no conhecimento do conteúdo, categorização das hipóteses, trabalho com dados secundários, argumentação em torno dos dados e elaboração de conclusões sobre a dor fantasma. Sendo que na primeira atividade eles conheceram bem o assunto por meio de questionamentos, relatos dos próprios alunos e com a leitura de um texto sobre a dor do membro fantasma. Logo após cada estudante elaborou uma hipótese que foi apresentada para a turma, como uma forma dos estudantes analisarem as ideias dos colegas para que mais tarde pudessem fazer a discussão, verificar quais poderiam ser relacionadas ao tema. Então realizaram a análise de dados e formularam as hipóteses com base nas informações obtidas, destacando que essa análise foi desenvolvida em grupo onde fizeram a discussão, restando cinco hipóteses para então se chegasse a um conceito acerca do assunto que explicasse com clareza a questão sobre a dor do membro fantasma.

A atividade poderia ser adaptada para o ensino remoto fazendo uso das ferramentas digitais. Já que a disciplina pode ser relacionada com língua portuguesa seria interessante usar o Kahoot, pois como ele é possível elaborar questões ou nesse caso do texto podia ser utilizado as hipóteses como resultado e os estudantes fariam suas escolhas. Após o resultado podiam realizar uma discussão em relação a cada hipótese que foi selecionada, verificando também o motivo das demais hipóteses que não foram votadas.  

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade sobre o capítulo do livro “Ensinando Biologia por Investigação”. Capitulo 8: Por que as baleias voltaram para o ambiente aquático? Uma investigação evolutiva

  INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Vacaria Licenciatura em Ciências Biológicas Progr...