INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO RIO GRANDE DO SUL
Campus Vacaria
Licenciatura em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome do bolsista: João Vitor Duarte Gomes e Marieli Costa Pereira
Tema da atividade: Atividade sobre os capítulos do livro "Ensinando Biologia por Investigação":
Data de entrega do resumo: 13/06/2021
Tópicos para ser abordado na análise do capítulo do livro:
- Qual foi o objetivo da atividade?
O objetivo da atividade era compreender, por meio de estudos desenvolvidos em torno do sistema nervoso, como as pessoas que possuem um dos membros do corpo amputado sentem algum tipo de dor ou a ocorrência de movimento. E a partir dessa questão realizar o levantamento de dados para formular hipóteses, para então elaborar o conceito mais adequado para esclarecer o fato.
- Como trabalhar em sala esse tema?
A atividade deve ser realizada depois que o professor já tiver trabalhado com os alunos o conteúdo, Sistema Nervoso Muscular, das aulas, ela serve como uma ferramenta de apoio ao trabalho do professor. Se os conteúdos já tiverem sido trabalhados será mais fácil de aplicar a atividade e mais proveitoso para os alunos, uma vez que eles já tendo essa base conseguem assimilar os conceitos com mais facilidade. É importante que o professor promova discussões para que os alunos se envolvam mais profundamente com o tema, além disso, incentivá-los a pesquisar mais sobre a temática é fundamental.
- O que fariam igual e o que fariam diferente em relação à proposta do capítulo?
A maneira como o professor desenvolveu as atividades baseadas nas questões anteriores tanto teórica como prática. Além de disponibilizar diferentes itens para a análise os quais foram importantes para que os alunos organizassem seus conceitos para então formular as primeiras hipóteses sobre o assunto proposto pelo professor.
- Como adaptar essa aula/tema para o ensino remoto?
Essa atividade no ensino remoto não sofreria grandes perdas, uma vez que, ela não envolve atividades práticas, seria uma atividade que daria para fazer adaptação para o ensino remoto, sendo utilizado os dispositivos digitais mais básicos, para que todos os alunos tivessem acesso. Manter-se-ia as atividades em grupos para que os alunos tivessem contato com diferentes pontos de vistas e ideias. As discussões entre os alunos e a conversa com o professor seriam feitas pelo Google Classroom ou ferramenta equivalente. A exposição das hipóteses formuladas por cada grupo poderia ser apresentada pelo Google Jamboard, dada a funcionalidade da ferramenta.
- Possibilidades para trabalho interdisciplinar – o que poderia ser feito.
Poderia ser feito uma atividade em conjunto com a disciplina de Língua Portuguesa, já que no 8º ano, por exemplo, não se tem uma disciplina de Metodologia Científica. Nessa atividade os professores poderiam propor a seus alunos que construíssem um projeto de pesquisa baseado no tema que está sendo trabalhado, claro que adaptado ao nível da turma. Além disso, pode ser construído um jogo fazendo uso das questões levantadas aproximando dos conceitos que mais corroboram para elucidar a pergunta chave sobre a dor do membro fantasma.
Referências:
FRANCO, Luiz Gustavo. Ensinando Biologia por investigação: propostas para inovar a ciência na escola [livro eletrônico] / Luiz Gustavo Franco (Org.). Vários autores. – São Paulo: Na Raiz, 2021.
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