segunda-feira, 17 de maio de 2021

Resenha sobre o artigo: Parecer Analítico sobre a BNCC-Ciências da Natureza

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: Resenha sobre o artigo: Parecer Analítico sobre a BNCC-Ciências da Natureza

Data de entrega: 18/05/2021

De acordo com a leitura do artigo Parecer Analítico sobre a BNCC- Ciências da Natureza é possível verificar que ocorrem algumas divergências em relação aos objetivos e habilidades do ensino de ciências, descrito no documento.

O autor destaca que as deficiências surgem a partir do 5° parágrafo em que o ensino de ciências é voltado para o “Letramento Cientifico”. Em sua opinião o termo utilizado apresenta uma ideia limitada sobre o ensino de ciências, pois a expressão utilizada parece estar voltada a área de linguagem e não com o real sentido da palavra que é desenvolver a capacidade de entender e analisar o mundo na sua forma natural e social, que busca contribuir com o progresso do cidadão “ reflexivo”. No entanto essa característica “reflexivo” também apresenta uma outra maneira de ser assimilada, já que todas as pessoas são indivíduos pensantes, portanto o termo não é empregado de maneira correta.  

As competências 1, 2, 5, 6, 7 estão voltadas para o ensino de ciências e métodos, porém as questões científicas e tecnológicas são os objetivos dessas competências mencionadas anteriormente. Porém as questões políticas, econômicas, socias, socioambientais e culturais que deveriam estar comprometidas com a ciência não estão de acordo. Situação semelhante pode ser observada também nas competências 3,4, 8 e 9 em que há falha no conhecimento científico como instrumento para o entendimento e transformação nas diversas dimensões do ensino de ciências.

O documento apresenta as unidades temáticas que buscam a integração dos anos de escolaridade sendo possível a expansão e aprofundamento dos níveis de aprendizagem. Sendo assim o autor apresenta outra falha na elaboração da BNCC, pois não ocorre a integração nem dos anos escolares tão pouco dos conteúdos apontados pelo documento.

Outro item que o autor menciona no artigo é a flexibilidade em relação aos objetos do conhecimento e aprendizagem, pois não tem características curriculares, portanto não auxilia no suporte das diferenças socioculturais das escolas, municípios, estado ou regiões do país. O artigo também apresenta deficiências na idade dos educandos em relação aos conteúdos, além dos termos utilizados nas questões ambientais, tecnológicas e na história das ciências.

Após a leitura desse artigo é possível analisar o documento, verificando que realmente ocorrem diversas divergências que precisão serem revidas e elaboradas novamente para que sejam compreendidas de forma correta e que estejam de acordo com o ensino de ciências. 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade sobre o capítulo do livro “Ensinando Biologia por Investigação”. Capitulo 8: Por que as baleias voltaram para o ambiente aquático? Uma investigação evolutiva

  INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Vacaria Licenciatura em Ciências Biológicas Progr...