INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome
do bolsista: Marieli da Costa
Pereira
Tema
da atividade: Resenha sobre o
artigo: Parecer Analítico sobre a BNCC-Ciências da Natureza
Data
de entrega: 18/05/2021
De acordo com a leitura do
artigo Parecer Analítico sobre a BNCC- Ciências da Natureza é possível
verificar que ocorrem algumas divergências em relação aos objetivos e
habilidades do ensino de ciências, descrito no documento.
O autor destaca que as
deficiências surgem a partir do 5° parágrafo em que o ensino de ciências é
voltado para o “Letramento Cientifico”. Em sua opinião o termo utilizado
apresenta uma ideia limitada sobre o ensino de ciências, pois a expressão
utilizada parece estar voltada a área de linguagem e não com o real sentido da
palavra que é desenvolver a capacidade de entender e analisar o mundo na sua
forma natural e social, que busca contribuir com o progresso do cidadão “
reflexivo”. No entanto essa característica “reflexivo” também apresenta uma
outra maneira de ser assimilada, já que todas as pessoas são indivíduos
pensantes, portanto o termo não é empregado de maneira correta.
As competências 1, 2, 5, 6,
7 estão voltadas para o ensino de ciências e métodos, porém as questões
científicas e tecnológicas são os objetivos dessas competências mencionadas
anteriormente. Porém as questões políticas, econômicas, socias, socioambientais
e culturais que deveriam estar comprometidas com a ciência não estão de acordo.
Situação semelhante pode ser observada também nas competências 3,4, 8 e 9 em
que há falha no conhecimento científico como instrumento para o entendimento e
transformação nas diversas dimensões do ensino de ciências.
O documento apresenta as
unidades temáticas que buscam a integração dos anos de escolaridade sendo
possível a expansão e aprofundamento dos níveis de aprendizagem. Sendo assim o
autor apresenta outra falha na elaboração da BNCC, pois não ocorre a integração
nem dos anos escolares tão pouco dos conteúdos apontados pelo documento.
Outro item que o autor
menciona no artigo é a flexibilidade em relação aos objetos do conhecimento e
aprendizagem, pois não tem características curriculares, portanto não auxilia
no suporte das diferenças socioculturais das escolas, municípios, estado ou
regiões do país. O artigo também apresenta deficiências na idade dos educandos
em relação aos conteúdos, além dos termos utilizados nas questões ambientais,
tecnológicas e na história das ciências.
Após a leitura desse artigo
é possível analisar o documento, verificando que realmente ocorrem diversas
divergências que precisão serem revidas e elaboradas novamente para que sejam
compreendidas de forma correta e que estejam de acordo com o ensino de
ciências.
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