domingo, 23 de maio de 2021

Relato das aulas síncronas da professora Carolina Moretti

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: Relato das aulas síncronas da professora Carolina

Data de entrega:23/05/2021

A aula síncrona ocorreu em uma turma do 7° ano da Escola Bernardina Rodrigues Padilha no dia 20/05/2021 no horário das 13:30 até 14:00hs, a professora responsável pela turma é a professora Carolina Moretti. No momento da aula a turma tinha 8 componentes sendo 5 bolsistas, 3 alunos e a professora.

A professora iniciou a aula apresentando os bolsistas e os alunos, após retomou um pouco do conteúdo que estavam trabalhando, sobre ecossistemas e fatores bióticos e abióticos. A educadora questionou os alunos sobre o que eles já sabiam por meio dos conhecimentos prévios, após ela mostrou imagens para que eles pudessem realizar algumas comparações sobre o ambiente. Os alunos muito participativos respondiam demostrando ter conhecimento sobre o conteúdo abordado pela professora.

Logo em seguida a professora proporcionou um momento interativo com um jogo utilizando a ferramenta digital wordwall, em que tinham perguntas sobre o assunto e cada aluno tinha sua vez para responder a uma questão relacionada ao assunto. Os alunos novamente contribuíram participando com muito entusiasmo e interesse pela atividade.

Para finalizar aula então a professora Carolina compartilhou um vídeo sobre ecossistemas para que os alunos pudessem compreender o conteúdo trabalhado de uma maneira diferente.

Foi um privilégio assistir aula dessa turma, verificar o modo como professora interage e busca manter os alunos participando ativamente das atividades síncrona. Mesmo sem ter contato pessoalmente é possível observar o gosto pela aula e o carinho pela professora, a qual promove o ensino e aprendizagem com o uso de diversas ferramentas que possam despertar a curiosidade pelo assunto trabalhado.

 

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Resenha sobre o artigo: Parecer Analítico sobre a BNCC-Ciências da Natureza

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: Resenha sobre o artigo: Parecer Analítico sobre a BNCC-Ciências da Natureza

Data de entrega: 18/05/2021

De acordo com a leitura do artigo Parecer Analítico sobre a BNCC- Ciências da Natureza é possível verificar que ocorrem algumas divergências em relação aos objetivos e habilidades do ensino de ciências, descrito no documento.

O autor destaca que as deficiências surgem a partir do 5° parágrafo em que o ensino de ciências é voltado para o “Letramento Cientifico”. Em sua opinião o termo utilizado apresenta uma ideia limitada sobre o ensino de ciências, pois a expressão utilizada parece estar voltada a área de linguagem e não com o real sentido da palavra que é desenvolver a capacidade de entender e analisar o mundo na sua forma natural e social, que busca contribuir com o progresso do cidadão “ reflexivo”. No entanto essa característica “reflexivo” também apresenta uma outra maneira de ser assimilada, já que todas as pessoas são indivíduos pensantes, portanto o termo não é empregado de maneira correta.  

As competências 1, 2, 5, 6, 7 estão voltadas para o ensino de ciências e métodos, porém as questões científicas e tecnológicas são os objetivos dessas competências mencionadas anteriormente. Porém as questões políticas, econômicas, socias, socioambientais e culturais que deveriam estar comprometidas com a ciência não estão de acordo. Situação semelhante pode ser observada também nas competências 3,4, 8 e 9 em que há falha no conhecimento científico como instrumento para o entendimento e transformação nas diversas dimensões do ensino de ciências.

O documento apresenta as unidades temáticas que buscam a integração dos anos de escolaridade sendo possível a expansão e aprofundamento dos níveis de aprendizagem. Sendo assim o autor apresenta outra falha na elaboração da BNCC, pois não ocorre a integração nem dos anos escolares tão pouco dos conteúdos apontados pelo documento.

Outro item que o autor menciona no artigo é a flexibilidade em relação aos objetos do conhecimento e aprendizagem, pois não tem características curriculares, portanto não auxilia no suporte das diferenças socioculturais das escolas, municípios, estado ou regiões do país. O artigo também apresenta deficiências na idade dos educandos em relação aos conteúdos, além dos termos utilizados nas questões ambientais, tecnológicas e na história das ciências.

Após a leitura desse artigo é possível analisar o documento, verificando que realmente ocorrem diversas divergências que precisão serem revidas e elaboradas novamente para que sejam compreendidas de forma correta e que estejam de acordo com o ensino de ciências. 

 

 

 

 

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Questões sobre o Referêncial Gaúcho e a Matriz de Referência para o Ensino Híbrido 2021

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: Referencial Curricular Gaúcho

Data de entrega: 09/05/2021

 

1-Quais as principais características do Referencial Curricular Gaúcho e como se dá sua articulação com a BNCC?

É caracterizado por sua forma democrática e colaborativa qual prevê a educação de qualidade a todos os estudantes. Outra característica é reconhecimento da educação escolarizado, no sentido de território, qual a formação integral do sujeito, promovendo as mesmas oportunidades de aprendizagem, independente dos sistemas educacionais, redes de ensino privado.  

 

2-Quais as concepções de educação e de aprendizagem adotadas pelo documento?

As concepções de educação são processos em constante transformação, aliados a compreensão do desenvolvimento integral do sujeito (físico, intelectual, emocional, afetivo, social e cultural) as quais permitem formas de inserção social, envolvendo a educação escolar e extraescolar. 

3-Segundo o documento, o que se entende por educação e formação de sujeitos na escola?

A formação de sujeitos se baseia nas aprendizagens significativas, levando em conta as experiencias de vida e quais ajudarão os educandos a serem cidadãos ativos, capazes de debater e expressar suas ideias as diferentes áreas do conhecimento.

4-Qual a concepção de currículo adotada pelo documento?

Currículo está associado ao esforço pedagógico com objetivos educativos, em que o professor tem um papel fundamental na construção curricular. Conferindo autoria dos professores na elaboração dos documentos, os quais vão desenvolver a materialização nas escolas das intenções pedagógicas, portanto necessitam de constante modificações, discussões e reflexões.

 

5-Como as 10 competências básicas da BNCC se relacionam com o Referencial Curricular Gaúcho?

O Referencial faz relação com as10 macrocompetências essências da BNCC. Estas devem ser desenvolvidas ao longo da Educação Básica, com objetivo de garantir as aprendizagens de forma espiralada (cognitivas, comunicativas, pessoais e sociais) com foco na equidade e na superação das desigualdades de qualquer natureza. Esse ensino de forma espiralada também possibilita, respeitar e expressar os sentimentos e emoções, atuando com progressiva autonomia emocional. Além de atuar em grupo e demostrar interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando – se com os outros, conhecendo e respeitando as diversas formas de convívio social.   

 

6-Como se apresentam a ciência e a tecnologia aplicadas à educação no século XXI no contexto do Referencial Curricular Gaúcho?

A escola precisa estar em constante evolução no que tange aos diferentes métodos de aprendizagem, fazendo relação de maneira pedagógica por meio das antiga e novas tecnologias, buscando o aprendizado voltado para o aluno. Assim é necessário que o professor esteja em constante qualificação para trabalhar didaticamente com as ferramentas disponibilizadas, sejam digitais ou afins.

 

7-Segundo o documento, qual a importância da formação continuada dos professores do estado do RS?

A formação continuada busca incentivar os professores a se adaptarem a diversas maneiras de construir o conhecimento. Assim os educadores vão obter uma prática crítico reflexiva docente. Esta ação tem grande importância para o ensino pois o professor se torna o sujeito investigativo dentro e fora da sala de aula, ele é quem vai organizar estratégias para reconstruir as práticas pedagógicas diariamente.

 

8-Caracterize brevemente as modalidades de ensino presentes no documento.

Educação Especial: Ocorre o atendimento educacional especializado – AEE, tem como função de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos que possam ser utilizados pelos estudantes, analisando as necessidades de cada um. De forma pedagógica busca oferecer um ensino de acordo com o currículo, por meio de recursos, materiais e estratégias que proporcionem o aprendizado e o desenvolvimento das diferentes capacidades dos alunos. Também fazem parte desse ensino (Comunicação Alternativa e Aumentativa - CAA) Comunicação Alternativa de Processos cognitivos, estratégias para enriquecerem o currículo, através de orientações dos recursos e tecnologias assistidas.  

Jovens e Adultos: Essa modalidade busca atender público que apresenta diferentes fatores: sociais, culturais, econômicos. Sendo assim não tiveram acesso ao ensino no momento adequado. Essa modalidade proporciona a esse público uma outra maneira de verificar o futuro, pois um dos objetivos é buscar desenvolver habilidades e competências indispensáveis para os desafios cotidianos. Então por meio de redes articuladoras desenvolvem projetos visando estabelecer uma proposta sócio educativa capaz de estimular no estudante confiança, autoestima, inteligências emocionai e sociais.

Educação no Campo: A educação do campo/ rural apresenta alguns princípios fundamentais como: respeito a diversidade do campo, incentivo a familiarização de projetos políticos pedagógicos específicos para as escolas do campo. Os recursos   didáticos pedagógicos devem atender as especificidades e apresentar conteúdos relacionados aos conhecimentos da população do campo, considerando os saberes das próprias comunidades.

Educação Indígena: O Estado visa oferecer um ensino as comunidades indígenas, ministrado de forma intercultural e Bilíngue na língua indígena da comunidade e em português respeitando, valorizando e resgatando seus próprios métodos de aprendizagem, sua língua e tradição cultural. Prevê que o ensino será implementado por professores indígenas com qualificação na área da linguagem, ou seja, bilíngue para atender as comunidades.

Educação Quilombola: Garantir o direto aos estudantes de obterem os conhecimentos tradicionais oriundos das comunidades remanescentes de quilombos e das suas formas de produção, contribuindo para o seu reconhecimento, valorização e continuidade. O projeto político pedagógico também deve ser construindo com base no diagnóstico da comunidade Quilombola por meio de diálogo que envolva as pessoas da comunidade.

    

9-Na área de Ciências da Natureza, o documento apresenta, para cada ano do Ensino Fundamental I e II, as HABILIDADES RS, que são habilidades específicas para o estado do RS. Faça a leitura das HABILIDADES RS do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, e faça uma comparação entre elas e as respectivas habilidades da BNCC: o que muda, o que falta, o que se complementa.

São conteúdos que estão interligados, seguem uma sequência de acordo com o ano e a faixa etária de idade dos alunos. Acredito que podia conter mais conteúdos que abordassem assuntos que falam sobre a fauna, flora, geografia do estado, aspectos econômicos. Pois esses assuntos até são vistos, porém com poucos detalhes, seria interessante explorar de forma prática os assuntos citados acima pois assim aula se tornaria mais interessante e os alunos saberiam falar mais sobre o estado em que se encontram.

MATRIZES DE REFERÊNCIA PARA O MODELO HÍBRIDO DE ENSINO ANO LETIVO 2021

 

10-Qual o objetivo das matrizes curriculares para o ensino híbrido 2021? Como se justifica a elaboração deste documento e a seleção das habilidades e objetos de conhecimento nele presentes?

O planejamento das referidas atividades foi realizado pelos professores a partir das habilidades elencadas nas Matrizes de Referência para o Modelo Hibrido de Ensino 2020, elaboradas nas competências e habilidades da Base Comum Curricular (BNCC) e do Referencial Gaúcho do ensino fundamental (RCG/EF), visando a garantia dos estudantes do desenvolvimento das aprendizagens consideradas essenciais. A matriz tem como objetivo oferecer um ensino de qualidade, que favoreça todas as potencialidades dos estudantes, considerando as dificuldades enfrentadas em 2021. 

 

11-Faça a leitura das matrizes curriculares para o ensino híbrido 2021 do Ensino Fundamental Regular II. Faça uma análise das habilidades e objetos de conhecimento selecionados para cada ano: pontos positivos, negativos, o que deixou de ser contemplado, viabilidade prática.

Pontos Positivos:

·         Adaptações dos professores e alunos;

·         Aprendizado por meio de novas tecnologias;

·         Professor mediador das atividades;

·         Comtemplar o desenvolvimento das habilidades;

·         Mais alternativas para o desenvolvimento do ensino aprendizagem.

           

             Pontos Negativos:

·         Falta de acesso pelos alunos;

·         Condições econômicas;

·         Dificuldade em aprender de forma individual;

·         Dependendo o conteúdo algumas aulas práticas não são possíveis.

     O documento destaca que o modelo hibrido prioriza o desenvolvimento integral da educação por meio de ferramentas que contextualizam a produção do conhecimento. Priorizando o engajamento da comunidade e da família para que esse processo possa ser realizado com êxito, visando as práticas pedagógicas previstas no currículo as quais potencializam e articulam a aprendizagem dos estudantes.

 

Atividade sobre o capítulo do livro “Ensinando Biologia por Investigação”. Capitulo 8: Por que as baleias voltaram para o ambiente aquático? Uma investigação evolutiva

  INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Vacaria Licenciatura em Ciências Biológicas Progr...