INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira
Tema da atividade: Resumo sobre o minicurso do ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO
ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA (JALEQUIM).
Nome do minicurso: Plataformas Digitais Possibilidades Lúdicas como
Trilhos de Aprendizagem no Ensino de Ciências.
Datas que o minicurso foi realizado: 21 a 22/04/2021
Carga horária total: 4 horas
Data de entrega do resumo: 27/04/21
O minicurso tinha como objetivo principal, promover
o conhecimento sobre algumas ferramentas digitais disponíveis para que alunos e
professores possam utilizar no ensino remoto. A professora Micheli Moratto apresentou alguns
autores como Prensky, 2010, o qual fala sobre o uso do celular como ferramenta
digital, assim como os aplicativos que auxiliam no aprendizado. Tais
aplicativos buscam de uma forma criativa trilhar caminhos junto com os alunos,
melhorando o relacionamento entre aluno e professor e acima de tudo, promover o
conhecimento e aprendizado.
Também fez um
breve comentário em relação a BNCC que mostra a importância das ferramentas
digitais para a o desenvolvimento do ensino em todos os anos.
A primeira ferramenta digital apresentada foi o Canva,
um aplicativo que proporciona diversas ferramentas para a produção de slides,
mapa mental. Após o Mentimeter, um aplicativo que também ajuda na elaboração de
Quiz e aulas expositivas, disponibiliza muitas sugestões de acordo como assunto
trabalhado. Foi possível conhecer e aprender a utilizar algumas funções que o
Mentimeter disponibiliza, já que a maioria dos participantes do minicurso não
conheciam, então a professora proporcionou esse momento de interação entre a
teoria e a prática.
No segundo dia do minicurso foi apresentado a
ferramenta Kahoot, um aplicativo que possibilita realizar Quiz de maneira
lúdica, com diversas sugestões de conteúdo. Em seguida o Playposit, que ajuda
na elaboração das aulas e atividades sendo possível acompanhar em tempo real, a
resolução de questões. Também foi
possível explorar essas ferramentas com todos os participantes, esclarecendo
dúvidas e aprendendo sobre as funções que elas oferecem.
O minicurso foi muito produtivo, pois todos os
participantes independentes da formação acadêmica estavam engajados na busca do
aprendizado sobre as ferramentas digitais. Compreender que nesse momento é de
extrema importância, estar em constante aprendizado para poder contribuir, e
auxiliar da melhor maneira os alunos em seu aprendizado. Entender que por meio
dessas atividades, utilizando as ferramentas digitais é possível haver uma
troca de saberes além de tornar o momento de estudar, interessante, divertido.
Acredito que o minicurso devia ter mais horas para
explorar melhor as ferramentas, pois no momento que vamos praticar é que surgem
as dúvidas, além de ser possível mostrar mais ferramentas que podem ajuda na
elaboração das aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário