terça-feira, 27 de abril de 2021

Resumo do Minicurso JALEQUIM.

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: Resumo sobre o minicurso do ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA (JALEQUIM).

Nome do minicurso: Plataformas Digitais Possibilidades Lúdicas como Trilhos de Aprendizagem no Ensino de Ciências.

Datas que o minicurso foi realizado: 21 a 22/04/2021

Carga horária total: 4 horas

Data de entrega do resumo: 27/04/21

 

O minicurso tinha como objetivo principal, promover o conhecimento sobre algumas ferramentas digitais disponíveis para que alunos e professores possam utilizar no ensino remoto.  A professora Micheli Moratto apresentou alguns autores como Prensky, 2010, o qual fala sobre o uso do celular como ferramenta digital, assim como os aplicativos que auxiliam no aprendizado. Tais aplicativos buscam de uma forma criativa trilhar caminhos junto com os alunos, melhorando o relacionamento entre aluno e professor e acima de tudo, promover o conhecimento e aprendizado.

 Também fez um breve comentário em relação a BNCC que mostra a importância das ferramentas digitais para a o desenvolvimento do ensino em todos os anos.

A primeira ferramenta digital apresentada foi o Canva, um aplicativo que proporciona diversas ferramentas para a produção de slides, mapa mental. Após o Mentimeter, um aplicativo que também ajuda na elaboração de Quiz e aulas expositivas, disponibiliza muitas sugestões de acordo como assunto trabalhado. Foi possível conhecer e aprender a utilizar algumas funções que o Mentimeter disponibiliza, já que a maioria dos participantes do minicurso não conheciam, então a professora proporcionou esse momento de interação entre a teoria e a prática.

No segundo dia do minicurso foi apresentado a ferramenta Kahoot, um aplicativo que possibilita realizar Quiz de maneira lúdica, com diversas sugestões de conteúdo. Em seguida o Playposit, que ajuda na elaboração das aulas e atividades sendo possível acompanhar em tempo real, a resolução de questões.  Também foi possível explorar essas ferramentas com todos os participantes, esclarecendo dúvidas e aprendendo sobre as funções que elas oferecem.

O minicurso foi muito produtivo, pois todos os participantes independentes da formação acadêmica estavam engajados na busca do aprendizado sobre as ferramentas digitais. Compreender que nesse momento é de extrema importância, estar em constante aprendizado para poder contribuir, e auxiliar da melhor maneira os alunos em seu aprendizado. Entender que por meio dessas atividades, utilizando as ferramentas digitais é possível haver uma troca de saberes além de tornar o momento de estudar, interessante, divertido.

Acredito que o minicurso devia ter mais horas para explorar melhor as ferramentas, pois no momento que vamos praticar é que surgem as dúvidas, além de ser possível mostrar mais ferramentas que podem ajuda na elaboração das aulas.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade sobre o capítulo do livro “Ensinando Biologia por Investigação”. Capitulo 8: Por que as baleias voltaram para o ambiente aquático? Uma investigação evolutiva

  INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Vacaria Licenciatura em Ciências Biológicas Progr...