terça-feira, 27 de abril de 2021

Resumo do Minicurso JALEQUIM: Atividades Lúdicas e Relações de Gênero e no Ensino de Ciências

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: Resumo sobre o minicurso do ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA (JALEQUIM).

Nome do minicurso: Atividades Lúdicas e Relações de Gênero e no Ensino de Ciências

Datas que o minicurso foi realizado: 19, 20 e 21 de abril

Carga horária total:6 horas

Data de entrega do resumo: 27/04/21

 

O minicurso tinha como objetivo principal, promover o conhecimento sobre as atividades lúdicas que envolvem o tema relações de gênero. A bolsista Alessandra relatou que devem ser trabalhados em sala de aula de acordo com a BNCC, no entanto o assunto também se refere as questões sociais, gênero, classe social e racial.

A intenção era incentivar que o público feminino se interesse em pesquisar e entender mais sobre o tema abordado. Mostrando que a figura feminina pode estar em qualquer ambiente de trabalho. Relatou que homens e mulheres podem e devem manter um diálogo para tratar das mais diversas situações dentro do ensino, e tudo começa dentro da sala de aula, ambiente propício para debates e troca de ideias que podem contribuir para o desenvolvimento desse assunto tão importante para a sociedade.

A desigualdade de gênero faz parte da sociedade desde a antiguidade, pois o homem sempre foi considerado chefe da família. Apenas a figura masculina tinha direitos como: estudar, trabalhar. Enquanto a mulher tinha que cuidar apenas das atividades domésticas e dos filhos, vivendo em uma condição de extremamente dependência do esposo. Ainda nesse contexto de discriminação dentro da história a mulher para obter um pequeno reconhecimento precisa gerar filhos homens para que a sociedade e a família tivessem certo orgulho.

Acredito que é na escola o lugar de desconstruir esse pensamento e mostrar que o homem deve respeitar a opinião a sabedoria feminina. Entender que nem sempre a última palavra é do homem, e que a mulher vem se destacando em diferentes áreas do conhecimento, principalmente na área cientifica a qual tem a ideia formada que somente homens podem estar à frente das descobertas.

As atividades lúdicas podem ajudar os alunos na busca pela sua identidade, e assim amenizar os conflitos que surgem no momento em que o assunto faz parte da realidade ou na busca da verdadeira personalidade. Com certeza é um longo caminho a ser percorrido já que esse tema abrange outras problemáticas dentro da sociedade, envolvendo a cultura, religião, sexualidade entre outros. E a escola tem um papel fundamental dentro desse contexto.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade sobre o capítulo do livro “Ensinando Biologia por Investigação”. Capitulo 8: Por que as baleias voltaram para o ambiente aquático? Uma investigação evolutiva

  INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Vacaria Licenciatura em Ciências Biológicas Progr...