INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira
Tema da atividade: Resumo sobre o minicurso do ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO
ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA (JALEQUIM).
Nome do minicurso: Atividades Lúdicas e Relações de Gênero e no Ensino
de Ciências
Datas que o minicurso foi realizado: 19, 20 e 21 de abril
Carga horária total:6 horas
Data de entrega do resumo: 27/04/21
O minicurso tinha como objetivo principal, promover
o conhecimento sobre as atividades lúdicas que envolvem o tema relações de
gênero. A bolsista Alessandra relatou que devem ser trabalhados em sala de aula
de acordo com a BNCC, no entanto o assunto também se refere as questões sociais,
gênero, classe social e racial.
A intenção era incentivar que o público feminino se
interesse em pesquisar e entender mais sobre o tema abordado. Mostrando que a
figura feminina pode estar em qualquer ambiente de trabalho. Relatou que homens
e mulheres podem e devem manter um diálogo para tratar das mais diversas
situações dentro do ensino, e tudo começa dentro da sala de aula, ambiente propício
para debates e troca de ideias que podem contribuir para o desenvolvimento
desse assunto tão importante para a sociedade.
A desigualdade de gênero faz parte da sociedade
desde a antiguidade, pois o homem sempre foi considerado chefe da família.
Apenas a figura masculina tinha direitos como: estudar, trabalhar. Enquanto a
mulher tinha que cuidar apenas das atividades domésticas e dos filhos, vivendo
em uma condição de extremamente dependência do esposo. Ainda nesse contexto de
discriminação dentro da história a mulher para obter um pequeno reconhecimento
precisa gerar filhos homens para que a sociedade e a família tivessem certo
orgulho.
Acredito que é na escola o lugar de desconstruir
esse pensamento e mostrar que o homem deve respeitar a opinião a sabedoria
feminina. Entender que nem sempre a última palavra é do homem, e que a mulher
vem se destacando em diferentes áreas do conhecimento, principalmente na área
cientifica a qual tem a ideia formada que somente homens podem estar à frente
das descobertas.
As atividades lúdicas podem ajudar os alunos na
busca pela sua identidade, e assim amenizar os conflitos que surgem no momento
em que o assunto faz parte da realidade ou na busca da verdadeira
personalidade. Com certeza é um longo caminho a ser percorrido já que esse tema
abrange outras problemáticas dentro da sociedade, envolvendo a cultura,
religião, sexualidade entre outros. E a escola tem um papel fundamental dentro
desse contexto.
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