terça-feira, 27 de abril de 2021

Resumo do Minicurso JALEQUIM: Atividades Lúdicas e Relações de Gênero e no Ensino de Ciências

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: Resumo sobre o minicurso do ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA (JALEQUIM).

Nome do minicurso: Atividades Lúdicas e Relações de Gênero e no Ensino de Ciências

Datas que o minicurso foi realizado: 19, 20 e 21 de abril

Carga horária total:6 horas

Data de entrega do resumo: 27/04/21

 

O minicurso tinha como objetivo principal, promover o conhecimento sobre as atividades lúdicas que envolvem o tema relações de gênero. A bolsista Alessandra relatou que devem ser trabalhados em sala de aula de acordo com a BNCC, no entanto o assunto também se refere as questões sociais, gênero, classe social e racial.

A intenção era incentivar que o público feminino se interesse em pesquisar e entender mais sobre o tema abordado. Mostrando que a figura feminina pode estar em qualquer ambiente de trabalho. Relatou que homens e mulheres podem e devem manter um diálogo para tratar das mais diversas situações dentro do ensino, e tudo começa dentro da sala de aula, ambiente propício para debates e troca de ideias que podem contribuir para o desenvolvimento desse assunto tão importante para a sociedade.

A desigualdade de gênero faz parte da sociedade desde a antiguidade, pois o homem sempre foi considerado chefe da família. Apenas a figura masculina tinha direitos como: estudar, trabalhar. Enquanto a mulher tinha que cuidar apenas das atividades domésticas e dos filhos, vivendo em uma condição de extremamente dependência do esposo. Ainda nesse contexto de discriminação dentro da história a mulher para obter um pequeno reconhecimento precisa gerar filhos homens para que a sociedade e a família tivessem certo orgulho.

Acredito que é na escola o lugar de desconstruir esse pensamento e mostrar que o homem deve respeitar a opinião a sabedoria feminina. Entender que nem sempre a última palavra é do homem, e que a mulher vem se destacando em diferentes áreas do conhecimento, principalmente na área cientifica a qual tem a ideia formada que somente homens podem estar à frente das descobertas.

As atividades lúdicas podem ajudar os alunos na busca pela sua identidade, e assim amenizar os conflitos que surgem no momento em que o assunto faz parte da realidade ou na busca da verdadeira personalidade. Com certeza é um longo caminho a ser percorrido já que esse tema abrange outras problemáticas dentro da sociedade, envolvendo a cultura, religião, sexualidade entre outros. E a escola tem um papel fundamental dentro desse contexto.

 

 

 

 

 

Resumo do Minicurso JALEQUIM.

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: Resumo sobre o minicurso do ENCONTRO NACIONAL DE JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA (JALEQUIM).

Nome do minicurso: Plataformas Digitais Possibilidades Lúdicas como Trilhos de Aprendizagem no Ensino de Ciências.

Datas que o minicurso foi realizado: 21 a 22/04/2021

Carga horária total: 4 horas

Data de entrega do resumo: 27/04/21

 

O minicurso tinha como objetivo principal, promover o conhecimento sobre algumas ferramentas digitais disponíveis para que alunos e professores possam utilizar no ensino remoto.  A professora Micheli Moratto apresentou alguns autores como Prensky, 2010, o qual fala sobre o uso do celular como ferramenta digital, assim como os aplicativos que auxiliam no aprendizado. Tais aplicativos buscam de uma forma criativa trilhar caminhos junto com os alunos, melhorando o relacionamento entre aluno e professor e acima de tudo, promover o conhecimento e aprendizado.

 Também fez um breve comentário em relação a BNCC que mostra a importância das ferramentas digitais para a o desenvolvimento do ensino em todos os anos.

A primeira ferramenta digital apresentada foi o Canva, um aplicativo que proporciona diversas ferramentas para a produção de slides, mapa mental. Após o Mentimeter, um aplicativo que também ajuda na elaboração de Quiz e aulas expositivas, disponibiliza muitas sugestões de acordo como assunto trabalhado. Foi possível conhecer e aprender a utilizar algumas funções que o Mentimeter disponibiliza, já que a maioria dos participantes do minicurso não conheciam, então a professora proporcionou esse momento de interação entre a teoria e a prática.

No segundo dia do minicurso foi apresentado a ferramenta Kahoot, um aplicativo que possibilita realizar Quiz de maneira lúdica, com diversas sugestões de conteúdo. Em seguida o Playposit, que ajuda na elaboração das aulas e atividades sendo possível acompanhar em tempo real, a resolução de questões.  Também foi possível explorar essas ferramentas com todos os participantes, esclarecendo dúvidas e aprendendo sobre as funções que elas oferecem.

O minicurso foi muito produtivo, pois todos os participantes independentes da formação acadêmica estavam engajados na busca do aprendizado sobre as ferramentas digitais. Compreender que nesse momento é de extrema importância, estar em constante aprendizado para poder contribuir, e auxiliar da melhor maneira os alunos em seu aprendizado. Entender que por meio dessas atividades, utilizando as ferramentas digitais é possível haver uma troca de saberes além de tornar o momento de estudar, interessante, divertido.

Acredito que o minicurso devia ter mais horas para explorar melhor as ferramentas, pois no momento que vamos praticar é que surgem as dúvidas, além de ser possível mostrar mais ferramentas que podem ajuda na elaboração das aulas.

 

 

 

 

 

Vídeo do Storyboard sobre a organização do Eixo Matéria e Energia.

 


segunda-feira, 5 de abril de 2021

O aplicativo Kahoot na educação: verificando os conhecimentos dos alunos em tempo real.

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: Aplicativo KAHOOT na Educação: Verificando os conhecimentos dos alunos em tempo real.

Data de entrega: 04/04/2021

 

1)      Explique o que é aprendizagem móvel (ou mobile learning), e como ele se tornou possível nos dias de hoje.

Significa aprender em qualquer lugar e espaço, ultrapassando a sala de aula, proporcionando aos professores e alunos o acesso rápido aos conteúdos e informações em tempo real. Isso é possível devido ao acesso a web e aos dispositivos como: celulares, notebooks e tablets, que hoje estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano escolar.

 

2)      Segundo o artigo, quais as principais vantagens da utilização dos dispositivos móveis em educação?

      As principais vantagens são:

·         A possibilidade de usar em qualquer lugar;

·         O tempo de iniciar os aparelhos é bem mais rápido do que os computadores convencionais;

·         Não é necessário o uso do teclado para as atividades;

·         Também não precisa de periféricos para o uso;

·         A necessidade de manutenção é menor dos que os computadores tradicionais;

·         O uso dos dispositivos pode estimular o aprendizado, além de contribuir para o bom comportamento dos alunos.

 

3)      De acordo com o artigo, indique as principais desvantagens apontadas na utilização das tecnologias móveis digitais.

As principais desvantagens são:

·         Talvez os alunos apresentem comportamentos perturbadores;

·         Alguns conteúdos serão impedidos de serem visualizados, principalmente aqueles em que o formato não suporta os dispositivos móveis;

·         O tamanho da tela também é insuficiente em alguns modelos;

·         A pouca durabilidade da bateria;

·         Limite de armazenamento pode inviabilizar alguns processos e recursos dessa ferramenta.

 

4)      Segundo o artigo, quais as garantias necessárias para que o processo de aprendizagem móvel seja, de fato, eficaz nas escolas?

É necessário que se incorpore a cultura digital de utilização desses recursos pelos professores. Sendo necessário que a escola faça a aquisição dos recursos e ferramentas (celular, tablets, notebook e aparatos tecnológico).  Além de um sinal de internet que suporte toda a demanda de aparelhos conectados. No entanto os alunos também podem fazer uso do próprio celular. É importante que os professores conheçam os recursos pedagógicos de cada item (câmera, gravador de vídeo, gravador de áudio, calculadora, leitor de código de barras, etc.) para ampliar o domínio dos aplicativos (criação de mapas conceituais e vídeos, realização de quizes, edição de fotografias, concepção de mapas mentais).

 

5)      Em sua opinião, qual é o papel das tecnologias moveis na educação? Quais seriam as principais dificuldades que você encontraria em sua prática pedagógica? 

Para mim o uso das tecnologias está associado ao conhecimento, e nos dias atuais são de grande importância para que o aprendizado ocorra. Acredito que as maiores dificuldades são a falta de internet para todos, bem como nas nas escolas além da dificuldade para adquirir os dispositivos móveis, sejam eles celular, notebook, tablets.

 

6)      Em sua opinião, qual é o papel dos professores na aprendizagem móvel? E qual é o papel do estudante?

O papel do professor é apresentar para os alunos as ferramentas e junto descobrirem as diferentes formas de utilizar para garantir um aprendizado significativo e de fácil compreensão.

O papel do aluno é aproveitar o momento disponibilizado para o uso do celular em prol do aprendizado e que realmente venha utilizar essa ferramenta para tirar as dúvidas e aprender, participando ativamente da atividade. Além de compreender para que serve cada função do aplicativo ou recurso apresentado em sala de aula.

 

7)      Explique brevemente o que é KAHOOT, e como ele pode ser acessado e utilizado na aprendizagem móvel.

 

KAHOOT é um aplicativo disponível na web que consiste em auxiliar no aprendizado de maneira divertida por meio dos dispositivos móveis. Basta digitar KAHOOT.IT, ele apresenta o código e você precisa digitar seu nome ou apelido para participar, lembrando que podemos convidar mais pessoas, além de criar as atividades ou utilizar os exercícios de múltipla escolha, de ordenamento, de perguntas e questionários. Pode ser utilizado de forma gamificada durante as atividades educativas.

 

8)      Segundo o artigo, quais as vantagens da utilização do KAHOOT em sala de aula?

Permite que as aulas se tornem mais dinâmicas e interativas, favorecendo a avaliação dos conhecimentos em tempo real. É uma ferramenta gratuita e intuitiva, com diversas possibilidades de tornar as aulas gamificadas, uma vez que o aplicativo possui características de um jogo digital, com regras e atribuições para os alunos que responderem as perguntas de forma correta e rápida.

 

9)      Você já conhecia o KAHOOT? Qual sua experiência com a utilização de ferramentas de aprendizagem móvel? Quais você já conhece? Quais forma utilizadas em sua trajetória acadêmica?

Já conhecia, pois, participei de uma atividade no IFRS – Campus Vacaria, onde foi possível ter o primeiro contato com a ferramenta. Minha experiência com as ferramentas moveis tem sido no PIBID, em que realmente a gente conhece e aprende como manusear e aplicar de forma correta. Sendo possível construir aulas mais dinâmicas e atrativas.

Algumas ferramentas que já conheço são: Instagram, Power Director, KAHOOT, Quizlet, You Tube, TIK TOK, CANVA.

 

10)  Levando em consideração sua experiencia com o KAHOOT durante a reunião do PIBID em que ele foi apresentado, qual a sua percepção sobre a ferramenta? Você utilizaria em suas aulas? De que maneira?

Com certeza uma ferramenta ótima para o aprendizado, incentiva o aluno a raciocinar com agilidade além de gerar certa competição entre os participantes o que torna a atividade mais interessante.

Eu utilizaria em formato de perguntas para auxiliar na compreensão do assunto que foi trabalhado em sala de aula. Também é possível utilizar como instrumento avaliativo para saber se realmente os alunos conseguiram entender o conteúdo.   

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade sobre o capítulo do livro “Ensinando Biologia por Investigação”. Capitulo 8: Por que as baleias voltaram para o ambiente aquático? Uma investigação evolutiva

  INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Vacaria Licenciatura em Ciências Biológicas Progr...