sexta-feira, 26 de março de 2021

Proposta de atividade sobre o eixo Terra e Universo

  

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Campus Vacaria


PROPOSTA DE ATIVIDADE

Instituição de ensino: 

Componente curricular: Ciências 

Ano: 2021

Professore(a)s/Acadêmico(a)s: Marieli da Costa Pereira 


Assunto: Identificar os tipos de rocha.

Objetivos: 

Identificar como ocorre a formação das rochas;

Descrever os tipos de rochas e onde podem ser encontradas;

Reconhecer os tipos de rochas de acordo com suas características;

Representar os tipos de rochas com a auxílio de materiais de fácil acesso;

Conteúdos:

Listar e categorizar as rochas pelas suas características;

Explorar os tipos de solo e quais regiões se encontram;

Relacionar o conteúdo estudado com a região em que o aluno reside.

Metodologia:

Na primeira aula: A professora vai iniciar o conteúdo utilizando um vídeo informativo sobre a formação e as características das rochas conforme ANEXO 1.

A professora vai levar amostras das rochas, material que pertence ao LaDEPEX – Laboratório Didático de Ensino, Pesquisa e Extensão, o qual faz parte do acervo e se encontra no Instituto Federal – Campus Vacaria. 

Após o vídeo vamos reforçar o conteúdo fazendo a leitura coletiva dos textos do livro: Companhia das Ciências, página 56 até 58. A leitura será o complemento do vídeo, sendo utilizado como base para a resolução de algumas questões que serão feitas em casa como tarefa, conforme ANEXO 2.

Vamos realizar um trabalho em grupo onde os alunos vão confeccionar uma maquete representando os tipos de rocha.

 Ex: O grupo das rochas sedimentares pode escolher o argilito para representar utilizando argila para moldar a estrutura da rocha;

O grupo das rochas magmáticas pode escolher o basalto para representar com uso de isopor ou até mesmo papel nas cores branco e preto ou outro material sugerido pelos alunos;

Dividir a turma em 5 grupos com mesmo número de alunos, cada grupo vai receber um tipo de rocha para reproduzir sua forma e suas características de acordo com a aula teórica.    

1° Grupo: Representar a formação das rochas;

2° Grupo: Representar as rochas ígneas;

3° Grupo: Representar as rochas sedimentares;

4° Grupo: Representar as rochas magmáticas;

5° Grupo: Representar as rochas Metamórficas.

Na segunda aula: 

Os alunos vão concluir as maquetes, então a professora vai trazer imagens das rochas para confecção de um quebra cabeça. Ainda nesta aula solicitar alguns materiais para a experiência: duas garrafas plásticas de 600ml, um pouco de terra, areia e algumas pedrinhas pequenas.

As imagens como sugestão para o quebra cabeça estão no ANEXO 3.

Na terceira aula:

Será utilizado o material da aula anterior, lembrando que a professora deve levar material extra caso alguém não tenha o material necessário.

Então formar duplas para o uso do material e desenvolver a atividade.

1° Rochas sedimentares:

Com a terra que os alunos trouxeram, formar um pequeno amontoado de terra e borrifar água para ocorrer a dispersão de pequenas partículas, que são os sedimentos formados a partir da erosão. 

Serão utilizadas duas garrafas pet: uma com um pouco de água e pequenas pedrinhas misturadas com a areia, e em outra garrafa somente  areia. Na garrafa que contem pedrinhas é possível verificar como ocorre a sedimentação. Logo que a garrafa é agitada o material existente fica suspenso, após decanta na superfície da garrafa. Já no modelo que contém apenas a areia o processo de decantação é mais lento do que na garrafa com pedrinhas, pois os grãos levam mais tempo para atingir o fundo da garrafa.

2° Rochas Metamórficas:

Escolher três cores diferentes de massa de modelar. Colocar uma sobre a outra e amassar até que se misturem. Assim é possível demonstrar como a pressão está agindo sobre uma rocha sedimentar ocorrendo o processo de metamorfização das rochas.

A atividade com massa de modelar possibilita verificar como a pressão age sobre outras rochas;

Imagens no ANEXO 3.

Tempo de aula:  Serão 3 períodos de aula em que 1 será para a explicação e conversa sobre o assunto da formação das rochas, e os outros dois para o desenvolvimento das atividades.

Avaliação: A avaliação será realizada de acordo com desenvolvimento das atividades, também pelo interesse e participação em sala de aula. A maquete e o quebra cabeça também serão utilizados na avalição.

Tarefa: Os alunos vão observar em sua casa ou na comunidade onde vivem se eles encontram algum tipo de rocha, seja em um produto de casa ou até mesmo no solo.

Caso encontre, anotar e trazer para a sala de aula, para realizar uma conversa informativa do lugar onde foi encontrada, comparando com o dos colegas. 

Fazer as questões sobre o texto em casa.

1) Explique com suas palavras como ocorre a formação das rochas?

2) Qual a origem da palavra Ígnea?

3) Quais são os tipos de rochas?

4) Cite as principais características das rochas.

5) Quando a rocha se forma no interior da crosta terrestre como é chamado?

6) Quando a rocha se forma no exterior da crosta terrestre como é chamado?

7) Como essas rochas podem ser utilizadas pelo homem?

8) Em que lugar podemos encontrar essas rochas? 

Anexo: 1


                                       https://youtu.be/u4rV2I66Wr8

Anexo 2:






   







               Anexo 3: 

                                               





 

Referências:

COMPANHIA DAS CIÊNCIAS, 6° ANO: ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS/USBERCO... [et al.] –5. Ed.—SÃO PAULO: SARAIVA, 2018.    

TIPOS DE ROCHA.Youtube.

 Disponível em<https//www.youtube.com/watch?v=u4216Wr8>

Acesso em: 15 de mar. 2021 

FRATONI, RAFAEL DE OLIVEIRA. AULA- ROCHAS- PIBID – UFPR. pdf

Disponível em:<http://www.nuepe.ufpr.br/blog/wp-conttent/uploads/2016/09/

Acesso em: 21 de mar. 2021




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade sobre o capítulo do livro “Ensinando Biologia por Investigação”. Capitulo 8: Por que as baleias voltaram para o ambiente aquático? Uma investigação evolutiva

  INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Vacaria Licenciatura em Ciências Biológicas Progr...