INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de Bolsa de
Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira
Tema da atividade: Questões sobre o uso das tecnologias digitais
Data de entrega:
Questões sobre o 1 Artigo: O Uso das
Tecnologias Digitais na Educação do Século XXI.
1)
Explique o
conceito de Educomunicação.
Educomunicação apresenta
uma forma de aprendizagem que ocorre através de recursos tecnológicos, buscando
inovar na comunicação e a hipermídia, ou seja, é o conjunto de muitas mídias em
um suporte computacional.
2)
Por que devemos
utilizar as mídias digitais em educação? Quais são as principais vantagens?
As mídias
mostram diferentes opções de recursos didáticos, o que torna possível ampliar o ensino e a aprendizagem,
oportunizando o acesso das informações com maior facilidade. Dessa forma os
alunos conseguem compreender o conteúdo além do livro didático.
3)
O artigo
menciona alguma desvantagem de usar as mídias digitais na educação? Se sim,
quais?
Sim, o artigo
apresenta algumas desvantagens como:
·
Manipulação nos
relacionamentos interpessoais;
·
Comunicação;
·
Práticas de
ensino dentro e fora da escola.
4)
Segundo o
artigo, quais os maiores desafios para a utilização das tecnologias na
educação?
De acordo com o
artigo os desafios estão na reflexão do ensino aprendizagem em relação as tecnologias,
assim como a capacitação dos professores, já que nem todos tem tanta facilidade
em trabalhar com as mídias. No entanto se observa o esforço em adaptar -se a
esse novo modo de ensino.
5)
Contextualize a
expressão “nativos digitais”, e correlacione com sua futura/atual atuação como
professor.
São os
indivíduos que nasceram a partir de 1980 e cresceram em meio as tecnologias. Em
relação a minha atuação dentro deste contexto das novas tecnologias, acredito
que será mais fácil de desenvolver as atividades por já conhecer o modo de
trabalhar, claro sabendo que a todo momento surgem novidades nessa área. Mas as
tecnologias já não serão tão “assustadoras” pois estamos a todo momento
aprendendo algo novo para inovar no ensino e aprendizagem, para que futuramente
seja aplicado de maneira mais tranquila e produtiva.
6)
Qual sua opinião
sobre a utilização das tecnologias digitais na escola? Aponte vantagens,
desvantagens e dificuldades, e como você utilizaria estes recursos em sua
prática pedagógica.
Acredito ser uma
ferramenta essencial nos dias de hoje, porém algumas escolas da nossa cidade
ainda não tem uma estrutura bem elaborada para a utilização das ferramentas
digitais, então cabe ao professor pensar como inserir de forma construtiva
essas tecnologias.
Vantagens:
·
Fundamental para
o ensino aprendizagem;
·
Extensão do
conhecimento;
·
Melhora a
comunicação;
·
Familiarização
dos alunos como mundo da tecnologia;
Desvantagens e dificuldades:
·
Nem todos os
alunos tem acesso;
·
Falta desconhecimento;
·
Dificuldade em
pesquisar;
·
Saber qual site
é mais seguro e possui a informação de acordo com a sua pesquisa.
·
Professores que
possuem receio em trabalhar com as tecnologias;
·
Nem todas as
escolas possuem um laboratório de informática.
Em minha pratica pedagógica faria relação com o
conteúdo trabalhado utilizando os jogos, gráficos, vídeos etc...
Questões sobre o Artigo 2: Vantagens,
dificuldades e reflexos dos dispositivos móveis na educação.
1)
De acordo com
artigo, como utilização das TDICs podem aumentar o interesse dos estudantes
pela escola?
Através da TDICs
será ofertado aos alunos diferentes maneiras de construir o conhecimento,
relacionando com aquilo que o aluno já sabe sobre as mídias, e assim buscando
novas estratégias de como educar de forma produtiva e criativa, despertando no
aluno a curiosidade e o interesse em aprender.
2)
Explique o que
são metodologias ativas.
As metodologias
ativas proporcionam ao aluno aprender de maneira autônoma, participando ativamente
desse processo. De acordo com o artigo, são organizadas diversas atividades,
tendo como base a prática educativa em que os estudantes conseguem a autonomia
através de estratégias pedagógicas que despertam a apropriação, a produção do
conhecimento além da analise de problema.
3)
Explique o que é
gamificação.
É a técnica de
raciocínio logico e mecânica do jogo, em que os alunos precisam estar
conectados em resolver os problemas como se o aluno estivesse jogando. Isso
quer dizer que o aluno vai ter que resolver a situação problema sobre o assunto
abordado, em que ele terá que passar pelas fases do jogo, além de buscar as
recompensas do mesmo. Quando o aluno já está familiarizado com os games isso se
torna mais fácil e muito interessante para ele. Através da gamificação é
possível realizar a avaliação por meio da pontuação e ranking que o aluno se
encontra.
4)
Quais são os
pontos favoráveis apresentados no artigo pela utilização de dispositivos moveis
em sala de aula?
·
Ótimos
instrumentos pedagógicos;
·
Geram
interatividade em relação ao conteúdo;
·
Diferentes
recursos e possibilidades de usar os dispositivos;
·
Favorece a
compreensão e reorganização dos conteúdos;
·
Associação dos
conhecimentos anteriores;
·
Mobilidade,
conectividade e interatividade se tornam favoráveis para ampliar as formas de
aprender.
5)
Qual a sua
opinião sobre a utilização dos celulares em sala de aula? Aponte vantagens e
desvantagens e desafios.
Acredito que
depende muito da prática do professor, pois ele deve mostrar para o aluno que o
celular é uma ferramenta de grande valor para a construção do seu conhecimento.
Mas é importante que ele saiba utilizar pois não basta apenas usar os
navegadores sem uma finalidade adequada.
Vantagens:
·
Maior interesse
por parte do aluno;
·
Aulas mais
criativas;
·
Tempo bem
utilizado;
·
Pratica
construtiva;
·
Relação dos
conhecimentos
·
Troca de
saberes;
·
Mais recursos
didáticos para ensinar.
Desvantagens:
·
Nem todos os
alunos possuem celular;
·
Falta de
conhecimento dos professores;
·
Uso inadequado
do celular;
·
Falta de
conhecimento no momento de pesquisar.
Desafios:
·
Inserir todos os
alunos e professores nessa nova proposta de trabalho;
·
Adquirir as
ferramentas para o novo ensino;
·
Acesso à
internet na escola e em casa.
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