segunda-feira, 22 de março de 2021

Atividade sobre os artigos a respeito do uso de tecnologias digitais no ensino

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: Questões sobre o uso das tecnologias digitais

Data de entrega:

Questões sobre o 1 Artigo: O Uso das Tecnologias Digitais na Educação do Século XXI.

1)      Explique o conceito de Educomunicação.

Educomunicação apresenta uma forma de aprendizagem que ocorre através de recursos tecnológicos, buscando inovar na comunicação e a hipermídia, ou seja, é o conjunto de muitas mídias em um suporte computacional.

2)      Por que devemos utilizar as mídias digitais em educação? Quais são as principais vantagens?

As mídias mostram diferentes opções de recursos didáticos, o que torna possível   ampliar o ensino e a aprendizagem, oportunizando o acesso das informações com maior facilidade. Dessa forma os alunos conseguem compreender o conteúdo além do livro didático.

3)      O artigo menciona alguma desvantagem de usar as mídias digitais na educação? Se sim, quais?

Sim, o artigo apresenta algumas desvantagens como:

·         Manipulação nos relacionamentos interpessoais;

·         Comunicação;

·         Práticas de ensino dentro e fora da escola.

4)      Segundo o artigo, quais os maiores desafios para a utilização das tecnologias na educação?

De acordo com o artigo os desafios estão na reflexão do ensino aprendizagem em relação as tecnologias, assim como a capacitação dos professores, já que nem todos tem tanta facilidade em trabalhar com as mídias. No entanto se observa o esforço em adaptar -se a esse novo modo de ensino.

 

5)      Contextualize a expressão “nativos digitais”, e correlacione com sua futura/atual atuação como professor.

São os indivíduos que nasceram a partir de 1980 e cresceram em meio as tecnologias. Em relação a minha atuação dentro deste contexto das novas tecnologias, acredito que será mais fácil de desenvolver as atividades por já conhecer o modo de trabalhar, claro sabendo que a todo momento surgem novidades nessa área. Mas as tecnologias já não serão tão “assustadoras” pois estamos a todo momento aprendendo algo novo para inovar no ensino e aprendizagem, para que futuramente seja aplicado de maneira mais tranquila e produtiva.

6)      Qual sua opinião sobre a utilização das tecnologias digitais na escola? Aponte vantagens, desvantagens e dificuldades, e como você utilizaria estes recursos em sua prática pedagógica.

Acredito ser uma ferramenta essencial nos dias de hoje, porém algumas escolas da nossa cidade ainda não tem uma estrutura bem elaborada para a utilização das ferramentas digitais, então cabe ao professor pensar como inserir de forma construtiva essas tecnologias.

Vantagens:

·         Fundamental para o ensino aprendizagem;

·         Extensão do conhecimento;

·         Melhora a comunicação;

·         Familiarização dos alunos como mundo da tecnologia;

Desvantagens e dificuldades:

·         Nem todos os alunos tem acesso;

·         Falta desconhecimento;

·         Dificuldade em pesquisar;

·         Saber qual site é mais seguro e possui a informação de acordo com a sua pesquisa.

·         Professores que possuem receio em trabalhar com as tecnologias;

·         Nem todas as escolas possuem um laboratório de informática.

Em minha pratica pedagógica faria relação com o conteúdo trabalhado utilizando os jogos, gráficos, vídeos etc...

 

 

Questões sobre o Artigo 2: Vantagens, dificuldades e reflexos dos dispositivos móveis na educação.

 

1)      De acordo com artigo, como utilização das TDICs podem aumentar o interesse dos estudantes pela escola?

Através da TDICs será ofertado aos alunos diferentes maneiras de construir o conhecimento, relacionando com aquilo que o aluno já sabe sobre as mídias, e assim buscando novas estratégias de como educar de forma produtiva e criativa, despertando no aluno a curiosidade e o interesse em aprender.

 

2)      Explique o que são metodologias ativas.

As metodologias ativas proporcionam ao aluno aprender de maneira autônoma, participando ativamente desse processo. De acordo com o artigo, são organizadas diversas atividades, tendo como base a prática educativa em que os estudantes conseguem a autonomia através de estratégias pedagógicas que despertam a apropriação, a produção do conhecimento além da analise de problema.

3)      Explique o que é gamificação.

É a técnica de raciocínio logico e mecânica do jogo, em que os alunos precisam estar conectados em resolver os problemas como se o aluno estivesse jogando. Isso quer dizer que o aluno vai ter que resolver a situação problema sobre o assunto abordado, em que ele terá que passar pelas fases do jogo, além de buscar as recompensas do mesmo. Quando o aluno já está familiarizado com os games isso se torna mais fácil e muito interessante para ele. Através da gamificação é possível realizar a avaliação por meio da pontuação e ranking que o aluno se encontra.

 

4)      Quais são os pontos favoráveis apresentados no artigo pela utilização de dispositivos moveis em sala de aula?

·         Ótimos instrumentos pedagógicos;

·         Geram interatividade em relação ao conteúdo;

·         Diferentes recursos e possibilidades de usar os dispositivos;

·         Favorece a compreensão e reorganização dos conteúdos;

·         Associação dos conhecimentos anteriores;

·         Mobilidade, conectividade e interatividade se tornam favoráveis para ampliar as formas de aprender.

5)      Qual a sua opinião sobre a utilização dos celulares em sala de aula? Aponte vantagens e desvantagens e desafios.

Acredito que depende muito da prática do professor, pois ele deve mostrar para o aluno que o celular é uma ferramenta de grande valor para a construção do seu conhecimento. Mas é importante que ele saiba utilizar pois não basta apenas usar os navegadores sem uma finalidade adequada.

Vantagens:

·         Maior interesse por parte do aluno;

·         Aulas mais criativas;

·         Tempo bem utilizado;

·         Pratica construtiva;

·         Relação dos conhecimentos

·         Troca de saberes;

·         Mais recursos didáticos para ensinar.

            Desvantagens:

·         Nem todos os alunos possuem celular;

·         Falta de conhecimento dos professores;

·         Uso inadequado do celular;

·         Falta de conhecimento no momento de pesquisar.

             Desafios:

·         Inserir todos os alunos e professores nessa nova proposta de trabalho;

·         Adquirir as ferramentas para o novo ensino;

·         Acesso à internet na escola e em casa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade sobre o capítulo do livro “Ensinando Biologia por Investigação”. Capitulo 8: Por que as baleias voltaram para o ambiente aquático? Uma investigação evolutiva

  INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Vacaria Licenciatura em Ciências Biológicas Progr...