MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Campus Vacaria
PLANO DE AULA
MODELO HÍBRIDO DE ENSINO
AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS
Professores (bolsistas do PIBID): Dienifer Carra Andrade, Marieli da Costa Pereira
Componente Curricular: Ciências da Natureza
Ano: 7º ano /2021
Unidade Temática: Matéria e Energia
Objeto de Conhecimento: Formas de propagação de calor
Habilidades: (EF07C/03). Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ ou soluções tecnológicas a parti desse conhecimento.
Objetivos:
Atividade síncrona
• Compreender como ocorre a propagação do calor;
• Distinguir em quais situações ocorrem a propagação do calor;
• Identificar as diferentes formas de calor;
• Reconhecer que são necessários diferentes tipos de temperatura para a propagação do calor.
Tempo da aula:2 aulas síncronas semanais de 30 minutos; aulas assíncrona no google sala de aula.
Metodologia:
Aula 01 Aula síncrona 1: 30 minutos
1) O professor inicia a aula, apresentando o assunto a ser trabalhado que é as Formas de propagação de calor, mostrando algumas imagens por meio da apresentação de slides no PowerPoint, para que os alunos visualizem melhor as diferentes situações. Em seguida fazer alguns questionamentos para os alunos.
Imagens em anexo 1
Questões:
1- O que é o calor?
2- O que é temperatura e como pode medi-la?
3- O que vocês podem falar sobre as imagens?
4-As imagens possuem algo semelhante?
5-Existe a presença de calor em alguma delas?
6- Quais as formas de propagação de calor que aparecem na imagem?
Questões adaptadas do livro (GEWANDSZNAJDER, et al,2018)
2) Diante do diálogo que será formado as professoras vão repassar um vídeo sobre o assunto, para que os alunos possam assimilar melhor o conteúdo.
Fonte do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=48uPTgKfN3M (Bê Ferreira,2020)
3) Após o vídeo vamos utilizar a ferramenta, Wordwall a qual vamos organizar um quiz com as seguintes perguntas:
1-Quantas formas de propagação de calor existem?
2-Na convecção ocorre a transmissão de calor de um lugar para outro?
3-Propagação é o ato de:
a) restringir,
b) multiplicar
c) estender.
A professora abrirá a página do jogo no Wordwall, e as perguntas vão aparecendo na tela e os alunos vão respondendo.
Fonte do jogo: https://wordwall.net/pt/resource/15656153
3) E para a próxima aula síncrona a professora solicitará que cada aluno tenha em mãos, para a realização da experiência:
a)2 cubos de gelo de tamanho semelhante;
b)1 luva de lã.
Metodologia:
Aula 02 síncrona 1: 30 minutos
Após a discussão da primeira aula, a professora irá explicar para a turma os três fenômenos e suas diferenças, modelo atômico-molecular (condução térmica), o movimento dos fluidos (convecção) e a radiação eletromagnética (irradiação) através de uma apresentação de slides.
A professora realizará a seguinte experiência com alunos, com o, material solicitado na aula anterior:
Propagação de calor
Material:
-2 Cubos de gelo de tamanho semelhante;
-1 Luva de lã;
Procedimento:
1-Coloque um cubo sobre a mesa.
2-Coloque o segundo cubo dentro da luva de lã.
3-Aguarde até o cubo que ficou sobre a mesa derreter completamente e observe o que ocorreu com o cubo de gelo dentro da luva.
Experimento retirado do livro (CARNEVALLE, Maíra Rosa (ed.),2018).
3) Após a conclusão do experimento, a professora disponibilizará, através dos slides um questionário para ser respondido sobre a experiência realizada em aula síncrona.
Aula assíncrona – Google Classroom:
Aula síncrona 01
Será disponibilizado no google classroom um texto para que eles respondam as questões propostas a seguir:
Texto em anexo 2
Perguntas pelo google formulário
1-O que é, cite exemplos
a) Condução térmica
b) Convecção térmica
c) Irradiação
2- Por que uma panela é feita de metal e seu cabo, normalmente de plástico?
3-Por que nunca se deve segurar um objeto de metal, como um garfo ou colher, sobre uma chama, pois o calor da chama propaga-se pelo metal?
4- Cite exemplos de materiais isolantes térmicos e o papel que eles têm em situações cotidianas.
5- Nos sólidos e nos líquidos, quais são as formas de propagação de calor mais recorrentes?
6- Responda às questões.
a) Quais são as três maneiras pelas quais o calor se propaga? Dê exemplos com eventos que ocorrem na sua casa.
b) Por que peças metálicas parecem mais “frias” à temperatura ambiente que um pedaço de madeira ou de plástico?
c) Quando você segura uma lata de refrigerante tirada da geladeira, o que acontece quanto à transmissão de calor para a bebida? Cite os nomes dos processos de transferência de calor envolvidos
Questões adaptadas do livro (GEWANDSZNAJDER, et al,2018).
Aula síncrona 02
Questões sobre o experimento:
Os cubos de gelo derreteram no mesmo tempo? Explique o que você observou?
Dentro da luva deveria ser mais quente do que fora?
O que os seres humanos podem fazer para não perder calor para o ambiente em locais frios?
Experimento retirado em (CARNEVALLE, Maíra Rosa (ed.),2018).
Anexo.
(POEND,2017)
(FERNANDES,2016)
(MARYWORK,2021)
Anexo 2
Propagação do calor
Calor:
O calor é uma forma de energia em movimento de um corpo para outro, porém é necessário haver entre eles uma diferença de temperatura, pois assim ocorre o equilíbrio térmico. Sabemos que de forma livre o calor acontece em forma de temperatura decrescente, que vai do corpo com maior temperatura para o corpo de menor temperatura.
Sendo que a propagação de calor pode ocorre de três formas diferentes: Convicção, Irradiação e condução.
Diferentes tipos de propagação do calor:
Convecção: É um processo de propagação de calor que acontece de um local para outro, por meio de substancias em seu estado liquido ou gasoso. São geradas correntes circulares as quais recebem o nome de convecção e são determinadas pela diferença de densidade entre o fluido mais quente e o mais frio. Exemplos: Aquecimento de líquidos numa panela, geladeira e congelador. Para urubus e aviões planadores, que aproveitam as correntes ascendentes de ar quente e permanecem voando por horas. O ar próximo ao solo aquece, fica menos denso e, então, sobe, “empurrando” as aves e os planadores.
Irradiação: Ocorre por meio de ondas eletromagnéticas ou ondas de calor de um corpo. Ocorre a transferência de energia térmica, dessa maneira as partículas elétricas de um objeto aumentam da mesma forma que a sua energia cinética. Exemplos: Energia solar, placas solares, assar alimentos no forno, fogo das lareiras. O calor transferido de uma vela ou de uma lâmpada para o ambiente. A intensidade da radiação infravermelha emitida pelos corpos é tanto maior quanto maior for a temperatura do corpo. Alguns animais, como algumas espécies de serpentes, têm órgãos sensoriais que detectam a radiação infravermelha, o que lhes permite localizar potenciais presas ou predadores mesmo em locais escuros
Condução térmica: A energia calorífica, que significa quantidade de calor transmitida através de corpos sólidos que aquecem pelo calor do fogo ou pelo contato com outro mais quente. Assim quando aquecemos um corpo solido, a energia cinética aumenta e consequentemente, a agitação das moléculas. Exemplo: Quando se utiliza uma colher de metal para mexer um alimento preparado no fogo, em pouco tempo a colher fica tão quente que pode queimar a pele. Isso não acontece se a colher for de madeira ou de plástico. Por isso, o cabo das panelas tende a ser de um material não metálico (CARNEVALLE, 2018).
Avaliação:
• Participação, interesse, responsabilidade e atuação dos alunos no decorrer das atividades.
• As atividades serão avaliadas por meios dos materiais enviados e do acesso pela plataforma classroom, bem como as atividades impressas, além de avaliar o interesse e participação nas atividades síncronas também.
Referências:
CARNEVALLE, Maíra Rosa (ed.). Araribá mais Ciências: Manual do Professor. 1 edição. ed. São Paulo: Editora Moderna obra coletiva, 2018. 310 p.
FERNANDES, Kadu. Balonismo turístico: Descubra como é um passeio de balão. [S. l.], 2016. Disponível em: https://damatabalonismo.com.br/balonismo-turistico-descubra-como-e-um-passeio-de-balao/. Acesso em: 1 maio 2021.
FORMAS de Propagação do Calor. Direção: Bê Ferreira. Produção: Bê Ferreira. Roteiro: Bê Ferreira. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=48uPTgKfN3M. Acesso em: 1 maio 2021.
GEWANDSZNAJDER, Fernando et al. Telláris Ciências-Ensino Fundamental -Anos Finais: Componente curricular: Ciências. 3ª edição. ed. São Paulo: Ática, 2018. 292 p. ISBN 978-85-08-19140-6 (professor).
MARYWORKS: Garimpando a Internet. [S. l.], 2021. Disponível em: https://maryworks.wordpress.com/2021/02/08/o-grande-poder-de-um-abraco. Acesso em: 30 abr. 2021.
POEND, Patrick. Como construir uma fogueira. [S. l.], 2017. Disponível em: https://gooutside.com.br/como-construir-uma-fogueira/. Acesso em: 30 abr. 2021
https://wordwall.net/pt/resource/15656153
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