terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Questões sobre avaliação.

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: Questões sobre avaliação

Data de entrega: 10/01/2021

 

 

1)    Escreva um texto comparando a parte de avaliação dos PPPs das escolas Juventina e Bernardina.

Através do Projeto Político Pedagógico da escola Juventina e Bernardina è possível compreender que cada escola organiza os métodos de avaliação de acordo com a situação de cada aluno que está inserido na escola.

Podemos analisar que a escola Juventina utiliza a avaliação diagnóstica e constante desde o início das aulas, pois tem o objetivo de aproximar o aluno e professor para tornar a avaliação um meio de identificar os pontos positivos, bem como saber quais as modificações são necessárias para o desenvolvimento dos alunos. Avaliação dos alunos com deficiência também ocorre na escola, por meio de parecer descritivo.

A escola Bernardina também tem seus métodos de avaliação, que busca avaliar seus alunos de forma emancipatória, ou seja, vai considerar as diversas habilidades de seus alunos, baseando - se em diversos instrumentos avaliativos e não a apenas pela nota numérica obtida por meio de uma prova.

A avaliação da escola Bernardina consiste em diversos instrumentos avaliativos para diagnosticar os aspectos positivos e modificar os pontos em que o resultado não é tão satisfatório. Destacamos também a avaliação dos alunos com deficiência, que acontece de acordo com os profissionais que prestam atendimento para esses alunos.

Após a análise dos métodos de avaliação é possível verificar que as duas escolas possuem semelhanças na maneira de realizar a avaliação de seus alunos, buscando conhecer a realidade de cada um bem como a capacidade de desempenho nas atividades.

 

2)    De acordo com o artigo “Como avaliar para promover a aprendizagem da Revista Nova Escola, qual a importância dos instrumentos de avaliação e, como eles devem ser elaborados?

Os instrumentos avaliativos precisam ser bem elaborados de maneira que os alunos possam demostrar o que aprenderam, é importante que o professor proporcione instrumentos diferentes para realizar essas avaliações pois o processo de aprendizagem ocorre de maneira gradual e não de uma vez só.

 

3)    Leia o artigo “Avaliação e suas implicações no fracasso/sucesso”, de Regina Leite Garcia. De acordo com a autora, faça uma análise dos exames e as relações de poder que se instauram a partir dessa prática.

De acordo com o texto, o exame apresenta uma hierarquia. Os primeiros exames para bacharel, licenciado e doutor, ocorreram na Universidade medieval com o objetivo de identificar o grau de intelectualidade das pessoas. A China também utilizou o exame como forma de escolher as pessoas para atuarem no serviço público.

 

4)    Ainda segundo o artigo de Regina Leite Garcia quais autores sustentam a crítica ao modelo de avaliação por exames? Quais são os principais problemas dessa estratégia de avaliação apontados no texto?

Para os autores Marx, Bordieu, Michel Focault, o termo exame é utilizado como meio de controle social que identificava o nível de conhecimento. Porém o exame tem o poder de excluir e causar conflitos. O aluno pode estudar apenas para atingir a nota que precisa para ser aprovado, além de serem considerados “bons alunos” aqueles que conseguem reproduzir o conteúdo de acordo com o que o professor ensinou, caso contrário são vistos como problema pelo professor.

 

5)    Leia o texto “Verificação ou avaliação? O que prática a escola?”, de Cipriano Carlos Luckesi. Como são obtidos os resultados da aprendizagem na prática escolar atual? Cite exemplos do autor relacione a obtenção desses resultados com a “nota ou conceito”.

São utilizados três maneira para verificar a aprendizagem dos alunos.

O primeiro ocorre por meio do número de acertos das questões da prova ou lista de exercícios. Ex: Um teste com 10 questões o padrão de medida é o acerto e a extensão máxima de acertos é 10.

 

O segundo é converter a medida encontrada na primeira estratégia em nota ou conceito. Ex: Um teste com 10 questões, cada uma delas equivale a um decimo da nota máxima que seria 10. Se o aluno acertar 8 questões vai ficar com nota 8. Para transformar acertos em conceitos, é preciso formar etapas de conceitos conforme o número de acertos será um conceito.

Terceiro é preciso saber como utilizar os resultados. Ex: O aluno não atingiu um bom desempenho na avaliação o professor pode proporcionar uma outra maneira de avaliar, para que o aluno consiga atingir um bom resultado.

 

6)    Ainda segundo o texto de Luckesi, qual a diferença entre verificar e avaliar a aprendizagem? Qual a crítica do autor ao sistema educacional brasileiro atual?

Verificar: é a prática que acontece com o objetivo de selecionar e classificar apenas para saber o que o aluno memorizou sobre o conteúdo.

Avaliação: Ocorre para investigar o processo de aprendizagem e saber se o aluno realmente aprendeu.

 

O autor critica o sistema educacional brasileiro, pois a grande maioria das escolas utiliza a verificação da aprendizagem. Dessa maneira os níveis de aprendizagem são baixos e os alunos sentem pavor pela reprovação.  

 

7)    Quais os encaminhamentos realizados por Luckesi para aprimoração, dos processos avaliativos?

Utilizar a avaliação como meio de desenvolver o conhecimento do aluno;

Estabelecer um padrão mínimo de conhecimento, habilidades para o aluno;

Interesse na aprendizagem do aluno;

Praticas Pedagógicas devem ser embasadas no conhecimento cientifico e técnico.

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