INSTITUTO
FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
DO
RIO GRANDE DO SUL
Campus
Vacaria
Licenciatura
em Ciências Biológicas
Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS
Nome
do bolsista: Marieli da Costa
Pereira
Tema
da atividade: Questões sobre
avaliação
Data
de entrega: 10/01/2021
1) Escreva
um texto comparando a parte de avaliação dos PPPs das escolas Juventina e
Bernardina.
Através do Projeto Político Pedagógico da
escola Juventina e Bernardina è possível compreender que cada escola organiza
os métodos de avaliação de acordo com a situação de cada aluno que está
inserido na escola.
Podemos analisar que a escola Juventina utiliza
a avaliação diagnóstica e constante desde o início das aulas, pois tem o
objetivo de aproximar o aluno e professor para tornar a avaliação um meio de
identificar os pontos positivos, bem como saber quais as modificações são
necessárias para o desenvolvimento dos alunos. Avaliação dos alunos com
deficiência também ocorre na escola, por meio de parecer descritivo.
A escola Bernardina também tem seus métodos de
avaliação, que busca avaliar seus alunos de forma emancipatória, ou seja, vai
considerar as diversas habilidades de seus alunos, baseando - se em diversos
instrumentos avaliativos e não a apenas pela nota numérica obtida por meio de
uma prova.
A avaliação da escola Bernardina consiste em
diversos instrumentos avaliativos para diagnosticar os aspectos positivos e
modificar os pontos em que o resultado não é tão satisfatório. Destacamos
também a avaliação dos alunos com deficiência, que acontece de acordo com os
profissionais que prestam atendimento para esses alunos.
Após a análise dos métodos de avaliação é
possível verificar que as duas escolas possuem semelhanças na maneira de
realizar a avaliação de seus alunos, buscando conhecer a realidade de cada um
bem como a capacidade de desempenho nas atividades.
2) De
acordo com o artigo “Como avaliar para promover a aprendizagem da Revista Nova
Escola, qual a importância dos instrumentos de avaliação e, como eles devem ser
elaborados?
Os instrumentos avaliativos precisam ser bem
elaborados de maneira que os alunos possam demostrar o que aprenderam, é importante
que o professor proporcione instrumentos diferentes para realizar essas
avaliações pois o processo de aprendizagem ocorre de maneira gradual e não de
uma vez só.
3) Leia o
artigo “Avaliação e suas implicações no fracasso/sucesso”, de Regina Leite
Garcia. De acordo com a autora, faça uma análise dos exames e as relações de
poder que se instauram a partir dessa prática.
De acordo com o texto, o exame apresenta uma
hierarquia. Os primeiros exames para bacharel, licenciado e doutor, ocorreram
na Universidade medieval com o objetivo de identificar o grau de
intelectualidade das pessoas. A China também utilizou o exame como forma de
escolher as pessoas para atuarem no serviço público.
4) Ainda
segundo o artigo de Regina Leite Garcia quais autores sustentam a crítica ao
modelo de avaliação por exames? Quais são os principais problemas dessa
estratégia de avaliação apontados no texto?
Para os autores Marx, Bordieu, Michel Focault,
o termo exame é utilizado como meio de controle social que identificava o nível
de conhecimento. Porém o exame tem o poder de excluir e causar conflitos. O
aluno pode estudar apenas para atingir a nota que precisa para ser aprovado,
além de serem considerados “bons alunos” aqueles que conseguem reproduzir o
conteúdo de acordo com o que o professor ensinou, caso contrário são vistos
como problema pelo professor.
5) Leia o
texto “Verificação ou avaliação? O que prática a escola?”, de Cipriano Carlos
Luckesi. Como são obtidos os resultados da aprendizagem na prática escolar
atual? Cite exemplos do autor relacione a obtenção desses resultados com a
“nota ou conceito”.
São utilizados três maneira para verificar a
aprendizagem dos alunos.
O primeiro ocorre por meio do número de acertos
das questões da prova ou lista de exercícios. Ex: Um teste com 10 questões o
padrão de medida é o acerto e a extensão máxima de acertos é 10.
O segundo é converter a medida encontrada na
primeira estratégia em nota ou conceito. Ex: Um teste com 10 questões, cada uma
delas equivale a um decimo da nota máxima que seria 10. Se o aluno acertar 8
questões vai ficar com nota 8. Para transformar acertos em conceitos, é preciso
formar etapas de conceitos conforme o número de acertos será um conceito.
Terceiro é preciso saber como utilizar os
resultados. Ex: O aluno não atingiu um bom desempenho na avaliação o professor
pode proporcionar uma outra maneira de avaliar, para que o aluno consiga
atingir um bom resultado.
6) Ainda
segundo o texto de Luckesi, qual a diferença entre verificar e avaliar a
aprendizagem? Qual a crítica do autor ao sistema educacional brasileiro atual?
Verificar: é a prática que
acontece com o objetivo de selecionar e classificar apenas para saber o que o
aluno memorizou sobre o conteúdo.
Avaliação: Ocorre para investigar
o processo de aprendizagem e saber se o aluno realmente aprendeu.
O autor critica o sistema educacional
brasileiro, pois a grande maioria das escolas utiliza a verificação da
aprendizagem. Dessa maneira os níveis de aprendizagem são baixos e os alunos
sentem pavor pela reprovação.
7) Quais
os encaminhamentos realizados por Luckesi para aprimoração, dos processos
avaliativos?
Utilizar a avaliação como meio de desenvolver o
conhecimento do aluno;
Estabelecer um padrão mínimo de conhecimento,
habilidades para o aluno;
Interesse na aprendizagem do aluno;
Praticas Pedagógicas devem ser embasadas no conhecimento
cientifico e técnico.
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