domingo, 24 de janeiro de 2021

Resenha de artigos sobre a BNCC.

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: Resenha de artigos sobre a BNCC

Data de entrega: 23/01/2021

 

De acordo com a leitura de artigos que tratam da Base Nacional Comum Curricular, é possível verificar a evolução de várias questões relacionadas ao ensino em geral, e também a transformação que o ensino de ciências precisou realizar para oferecer um ensino de qualidade.

A Base Nacional Comum Curricular tem como objetivo prestar suporte para que os professores organizem seus planejamentos de maneira diversificada, uma vez que o professor se torna o mediador dentro da sala de aula e o aluno o protagonista, pois assim cabe ao aluno analisar, pesquisar, fazer hipóteses em relação ao conteúdo apresentado. Portanto o professor vai ajudar o aluno a resolver as questões levantadas sobre determinado assunto, porém não vai fornecer a resposta, apenas orientar o caminho para que o aluno venha construir seus conceitos e elucidar as questões propostas.

A proposta da Base Nacional Comum Curricular proporciona uma visão ampla do ensino, sendo necessário aos professores realizarem um estudo detalhado para compreender o objetivo da BNCC, para que desta forma seja possível executar as ações dentro do plano de aula, obtendo êxito no aprendizado dos alunos.

No entanto para o ensino de ciências a BNCC tem como propósito que o aluno consiga construir seus próprios conceitos, ocorrendo o letramento científico, isso desde o início do ensino fundamental, e que o mesmo seja moldado de acordo com a maturidade escolar, baseando -se nas ideias ou conhecimentos que o aluno já possui em sua memória. Em sala de aula junto com os demais colegas e com professor orientando as atividades eles vão construindo os conceitos e adquirindo conhecimento. 

Acredito que se seguirmos as propostas que a BNCC nos apresenta é possível realizar um trabalho de qualidade, tendo como objetivo a construção do aprendizado dos educandos de maneira significativa.

 

 

 

 

 

 

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Atividade sobre a explicação das vacinas.

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: Explicação sobre as vacinas

Data de entrega: 13/01/2021

 

1)    Explique de forma detalhada como é a ação das vacinas que usam RNAm.

As vacinas de RNAm funcionam da seguinte maneira, todos os seres humanos possuem grande quantidade de fragmentos de RNAm em todo corpo, eles ficam dentro das células. O quais vão agir como mensageiros, ou seja, o RNAm vai levar a informação que está no DNA e converte essa informação de maneira que a célula entenda qual o tipo de proteína que é necessário produzir, para regular as funcionalidades do organismo, permitindo os movimentos. Após receber a vacina o fragmento  de RNAm entra nas células e começa a produzir as proteínas do vírus, então o nosso sistema imune vai reconhecer essa proteína como corpo estranho e invasor, dessa forma vai produzir anticorpos e quando o corona vírus se encontra no organismo, os anticorpos vão cercar o vírus e impedir a doença venha atingir as células.

 

2)    Explique de forma detalhada como é a ação das vacinas que usam adenovírus.

Essa vacina contém um pedaço do material genético da Sars - CoV- 2,

Ou seja, carrega uma parte do vírus sem potencial de causar danos à saúde. Esse material genético vai estimular as células a produzirem as espiculas, que são os espinhos presentes no vírus da COVI-19, após a vacinação o sistema imunológico é estimulado a produzir os anticorpos que vão impedir que o vírus da COVID-19 contamine as células.

 

3)    Desenvolva um esboço de um material de divulgação sobre as vacinas.

Em conjunto com os alunos, confeccionar alguns folders produzidos pelos alunos, contendo informações sobre a atuação das vacinas em nosso organismo, explicando que não causa nenhum tipo de mutação, que a vacina é segura e de extrema importância para o controle do vírus, também orientar que a máscara, ainda precisa ser utilizada após a vacinação. Essas informações podem ser escritas em forma de tópicos, eles podem iniciar uma campanha dentro da escola e após na comunidade onde a escola está inserida. Estimular a turma que desenvolvam algumas imagens que podem se aperfeiçoadas por meio de tecnologias disponíveis nas escolas, para ilustrar os folders.  

 

 

 

  

 

 

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Questões sobre avaliação.

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: Questões sobre avaliação

Data de entrega: 10/01/2021

 

 

1)    Escreva um texto comparando a parte de avaliação dos PPPs das escolas Juventina e Bernardina.

Através do Projeto Político Pedagógico da escola Juventina e Bernardina è possível compreender que cada escola organiza os métodos de avaliação de acordo com a situação de cada aluno que está inserido na escola.

Podemos analisar que a escola Juventina utiliza a avaliação diagnóstica e constante desde o início das aulas, pois tem o objetivo de aproximar o aluno e professor para tornar a avaliação um meio de identificar os pontos positivos, bem como saber quais as modificações são necessárias para o desenvolvimento dos alunos. Avaliação dos alunos com deficiência também ocorre na escola, por meio de parecer descritivo.

A escola Bernardina também tem seus métodos de avaliação, que busca avaliar seus alunos de forma emancipatória, ou seja, vai considerar as diversas habilidades de seus alunos, baseando - se em diversos instrumentos avaliativos e não a apenas pela nota numérica obtida por meio de uma prova.

A avaliação da escola Bernardina consiste em diversos instrumentos avaliativos para diagnosticar os aspectos positivos e modificar os pontos em que o resultado não é tão satisfatório. Destacamos também a avaliação dos alunos com deficiência, que acontece de acordo com os profissionais que prestam atendimento para esses alunos.

Após a análise dos métodos de avaliação é possível verificar que as duas escolas possuem semelhanças na maneira de realizar a avaliação de seus alunos, buscando conhecer a realidade de cada um bem como a capacidade de desempenho nas atividades.

 

2)    De acordo com o artigo “Como avaliar para promover a aprendizagem da Revista Nova Escola, qual a importância dos instrumentos de avaliação e, como eles devem ser elaborados?

Os instrumentos avaliativos precisam ser bem elaborados de maneira que os alunos possam demostrar o que aprenderam, é importante que o professor proporcione instrumentos diferentes para realizar essas avaliações pois o processo de aprendizagem ocorre de maneira gradual e não de uma vez só.

 

3)    Leia o artigo “Avaliação e suas implicações no fracasso/sucesso”, de Regina Leite Garcia. De acordo com a autora, faça uma análise dos exames e as relações de poder que se instauram a partir dessa prática.

De acordo com o texto, o exame apresenta uma hierarquia. Os primeiros exames para bacharel, licenciado e doutor, ocorreram na Universidade medieval com o objetivo de identificar o grau de intelectualidade das pessoas. A China também utilizou o exame como forma de escolher as pessoas para atuarem no serviço público.

 

4)    Ainda segundo o artigo de Regina Leite Garcia quais autores sustentam a crítica ao modelo de avaliação por exames? Quais são os principais problemas dessa estratégia de avaliação apontados no texto?

Para os autores Marx, Bordieu, Michel Focault, o termo exame é utilizado como meio de controle social que identificava o nível de conhecimento. Porém o exame tem o poder de excluir e causar conflitos. O aluno pode estudar apenas para atingir a nota que precisa para ser aprovado, além de serem considerados “bons alunos” aqueles que conseguem reproduzir o conteúdo de acordo com o que o professor ensinou, caso contrário são vistos como problema pelo professor.

 

5)    Leia o texto “Verificação ou avaliação? O que prática a escola?”, de Cipriano Carlos Luckesi. Como são obtidos os resultados da aprendizagem na prática escolar atual? Cite exemplos do autor relacione a obtenção desses resultados com a “nota ou conceito”.

São utilizados três maneira para verificar a aprendizagem dos alunos.

O primeiro ocorre por meio do número de acertos das questões da prova ou lista de exercícios. Ex: Um teste com 10 questões o padrão de medida é o acerto e a extensão máxima de acertos é 10.

 

O segundo é converter a medida encontrada na primeira estratégia em nota ou conceito. Ex: Um teste com 10 questões, cada uma delas equivale a um decimo da nota máxima que seria 10. Se o aluno acertar 8 questões vai ficar com nota 8. Para transformar acertos em conceitos, é preciso formar etapas de conceitos conforme o número de acertos será um conceito.

Terceiro é preciso saber como utilizar os resultados. Ex: O aluno não atingiu um bom desempenho na avaliação o professor pode proporcionar uma outra maneira de avaliar, para que o aluno consiga atingir um bom resultado.

 

6)    Ainda segundo o texto de Luckesi, qual a diferença entre verificar e avaliar a aprendizagem? Qual a crítica do autor ao sistema educacional brasileiro atual?

Verificar: é a prática que acontece com o objetivo de selecionar e classificar apenas para saber o que o aluno memorizou sobre o conteúdo.

Avaliação: Ocorre para investigar o processo de aprendizagem e saber se o aluno realmente aprendeu.

 

O autor critica o sistema educacional brasileiro, pois a grande maioria das escolas utiliza a verificação da aprendizagem. Dessa maneira os níveis de aprendizagem são baixos e os alunos sentem pavor pela reprovação.  

 

7)    Quais os encaminhamentos realizados por Luckesi para aprimoração, dos processos avaliativos?

Utilizar a avaliação como meio de desenvolver o conhecimento do aluno;

Estabelecer um padrão mínimo de conhecimento, habilidades para o aluno;

Interesse na aprendizagem do aluno;

Praticas Pedagógicas devem ser embasadas no conhecimento cientifico e técnico.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Roteiro dirigido para o estudo sobre as vacinas contra a COVID - 19.

 

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO RIO GRANDE DO SUL

Campus Vacaria

Licenciatura em Ciências Biológicas

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Pibid/Capes-IFRS

 

 

Nome do bolsista: Marieli da Costa Pereira

Tema da atividade: Roteiro dirigido para o estudo sobre as vacinas contra a COVID - 19.

Data de entrega: 06/01/2021

 

 

1.      Em relação as vacinas de RNAm:

a)      Quais são as principais vacinas?

Vacina da Pfizer/BioNTech e Laboratório Moderna

 

b)      Como elas funcionam no nosso organismo?

Quando absorvida pelas células, o RNA mensageiro funciona como um manual de instruções que vai levar a mensagem de vida contida no RNA e transformá-lo em todas as proteínas que nos permitem respirar, pensar nos mexer e viver.

 

c)      Existe a possibilidade dessa vacina causar mudança no material genético? Por quê?

Não existe nenhuma possibilidade de mudança no material genético já que RNAm, não chega próximo ao núcleo da célula.

 

d)      Por que essa vacina precisa ser mantida em baixas temperaturas?

Para evitar a degradação rápida dos fragmentos de RNAm, contidos nas cápsulas de lipídios.

 

2.      Em relação as vacinas que utilizam adenovírus:

a)      Quais são as principais vacinas?

AstraZeneca e CoronaVac

 

b)      Como elas funcionam no nosso organismo?

O vírus carrega um pedaço de material genético do Sars-CoV-2, o que instiga as células do nosso corpo a produzirem os chamados espículas. Que são os espinhos presentes no novo corona vírus, sendo assim as espículas formadas pelo organismo após a vacinação incitam o sistema imunológico a produzir anticorpos contra elas, o que vai barrar a entrada da corona vírus nas células.

 

c)      É preciso que essa vacina seja mantida em baixa temperatura?

Essa vacina pode permanecer em temperatura de 2 a 8°C, sendo assim pode ficar em geladeira comum.

 

3.      Qual vacina trem acordo com o Instituto Butantan?

É a vacina CoronaVac

 

4.      Qual vacina tem acordo com a Fiocruz?

É a vacina Astrazeneca (Oxford)

 

5.      Explique como as vacinas deverão ser aplicadas (número de doses e tempo entre elas).

As vacinas serão aplicadas em 2 doses com intervalo de 21 dias.

 

6.      Após tomar a vacina, será preciso continuar a usar máscara? Por quê?

Sim é preciso prosseguir com o uso de máscara pois a proteção não é so individual, mas coletiva.

 

7.      Quais são os grupos que não são recomendados tomar a vacina?

O grupo das gestantes e as crianças.

 

8.      Cerca de 50% das pessoas não pretendem tomar a vacina da Coronavac porque ela é fabricada na china. Está certo dizer que está vacina é chinesa?

A vacina não é chinesa, apenas utiliza os insumos para a sua produção, porém a responsabilidade pela produção, registro e distribuição é o Instituto Butantan.

 

9.      Qual é a função da ANVISA na regulação do uso da vacina?

A ANVISA tem a função de aprovar as vacinas de acordo com as suas exigências, para então serem disponibilizadas para a população.

 

10.  Você pretende tomar a vacina? Se sim, tem preferência por alguma vacina ou só irá tomar a vacina que a rainha da Inglaterra foi imunizada?

Sim eu pretendo tomar a vacina, por hora não é possível escolher já que todas tem o mesmo objetivo, que é imunizar contra o vírus. Devido à grande demanda por vacinas para a população mundial, é necessário aguardar para saber qual delas será disponibilizada para nossa cidade.

 

11.  Na sua opinião qual o motivo para tanto pânico e medo em relação a vacinação? Quais foram os comentários que vocês ouviram de familiares e amigos relacionadas a isso?

Acredito que um dos motivos seja a falta de conhecimento em relação ao assunto, já que as pessoas tem o costume de fazer comentários usando a sabedoria popular, deixando de buscar o embasamento cientifico ou até mesmo uma fonte segura para obter a informação de maneira correta.

Já ouvi familiares falando sobre o microchip, através das vacinas, que a vacina é da China pode ser perigosa.

 

12.  Como os bolsistas do PIBID podem ajudar a elucidar as dúvidas dos alunos das escolas e da população em geral sobre as vacinas?

Promovendo rodas de conversa, dinâmicas de grupo até mesmo a produção de jogos ou panfletos educativos, que possam ser apresentados a comunidade escolar em geral, contendo informações corretas e completas sobre o assunto.

 

 

 

 

Atividade sobre o capítulo do livro “Ensinando Biologia por Investigação”. Capitulo 8: Por que as baleias voltaram para o ambiente aquático? Uma investigação evolutiva

  INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Vacaria Licenciatura em Ciências Biológicas Progr...